domingo, 27 de março de 2011

Sebrae recebe até amanhã propostas das prefeituras para Prolocal

Encerra nesta segunda-feira, 28 de março, o prazo para as prefeituras de Mato Grosso do Sul apresentarem suas propostas com vistas a participar do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico dos Municípios de MS Fundamentado na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Prolocal), do Sebrae, que prevê a aplicação de R$ 5 milhões em ações direcionadas a cidades com até 50 mil habitantes.

O objetivo do Prolocal é contribuir com o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios a partir da implantação da Lei Geral. Vinte e uma cidades poderão ser selecionadas para receber acompanhamento técnico durante três anos, por meio de palestras, cursos e eventos de capacitação, da formação de equipes e agentes de desenvolvimento municipais e a criação de comitês de gestão.

Todas as atividades previstas estarão relacionadas ao desenvolvimento territorial e a Lei Geral, como cursos para lideranças que abordam o empreendedorismo, as características e importância das micro e pequenas empresas e a gestão pública.

A finalidade, segundo o diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, é também preparar a iniciativa pública para elaborar projetos de captação de recursos visando o desenvolvimento local e orientar no mapeamento e prospecção de fontes de financiamento. “Vamos gerar conhecimento qualificado, para dinamizar as economias locais, a partir da identificação e promoção das oportunidades de negócios emergentes em cada localidade”, diz Mendonça.

Seleção das propostas

Em Mato Grosso do Sul, 73 municípios possuem menos de 50 mil habitantes. Já a Lei Geral está regulamentada em 43 cidades. Dentre os critérios que serão utilizados na seleção das propostas está o estágio atual de implantação da Lei, as experiências municipais em processos de apoio a micro e pequenas empresas, as parcerias que serão estabelecidas para a implantação do projeto e o perfil do agente de desenvolvimento local designado para o trabalho.

As prefeituras interessadas em participar do Prolocal poderão acessar o edital de chamada pública 001/2011, de 14 de março, que está disponível gratuitamente no site do Sebrae-MS, no link http://www.sebrae.com.br/uf/mato-grosso-do-sul/o-sebrae-ms/edital-cadastramento-01/cadastramento

Os envelopes com as propostas devem ser encaminhados até o dia 28 de março, pessoalmente ou enviadas pelo correio, para a sede da instituição, que fica à Avenida Mato Grosso, 1.661, Centro. CEP 79002-950, Campo Grande (MS). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: leigeral@ms.sebrae.com.br

O resultado será divulgado no site www.ms.sebrae.com.br no dia 4 de abril.

Nenhum comentário: