sábado, 26 de março de 2011

Superagro 2011 incrementa mercado da pesca e aquicultura

Uma das novidades da Superagro Minas 2011 será a Feira da Pesca, Aquicultura, Náutica e Turismo, cujo objetivo é reunir fornecedores de produtos e serviços diversos para as quatro cadeias produtivas do setor pesca, representadas pela pesca amadora e esportiva, aquicultura, náutica e turismo. O objetivo é promover a prospecção e realização de negócios pelos agentes econômicos da cadeia da pesca, “segmento que se encontra em franca expansão em Minas, nas áreas de produção e comercialização”, segundo informa o diretor da feira, Celso Pantuza. “ Com a feira da pesca, a Superagro abre espaço para uma atividade econômica importante, principalmente por reunir, num mesmo ambiente, variado leque de fornecedores”, argumenta.

Além do foco em negócios, a feira vai tratar também de temas relacionados ao meio ambiente. Entre as ações, a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe) estará presente no evento divulgando a prática da pesca amadora esportiva no Brasil, principalmente na modalidade pesque-solte. A entidade planeja e executa ações voltadas ao fomento dessa atividade, ao desenvolvimento sócio-econômico sustentável e à proteção ambiental.

Potencial mineiro - Minas Gerais é um dos estados brasileiros com maior potencial para a exploração da aquicultura, especialmente no segmento da piscicultura, com a criação de tilápias. Além da grande disponibilidade de água doce, o Estado dispõe de condições de temperaturas amenas, próprias para a criação de diversas espécies. De acordo com o ministério da Pesca, a produção em tanques ou viveiros escavados vem crescendo em Minas, passando de 6,4 mil t de pescados em 2007, para 9,9 mil t em 2010, informa Dirceu Alves Ferreira, coordenador Técnico de Pequenos Animais da Emater-MG.
Mais de 90% da produção de peixes em tanques em Minas é de tilápias, segmento no qual Minas ocupa o sétimo lugar na produção nacional, com 2,8 mil toneladas/ano, de acordo com o ministério da Pesca. Daí o grande potencial para o crescimento do setor no Estado. De acordo com Dirceu Ferreira, Minas tem assistido à multiplicação das estações para a criação de alevinos (filhotes) com qualidade genética, ao mesmo tempo que aportam no Estado empresas produtoras de ração com qualidade. De acordo com ele, o Estado caminha para ser um grande produtor de pescados, o que é favorecido pelo potencial hídrico e pelo clima. Minas Gerais se destaca em dois ramos da aquicultura, de acordo com o Ibama: é o primeiro produtor nacional de peixes ornamentais, com 6 milhões de unidades/ano, e o 1º produtor nacional de truta, com 716 toneladas/ano.
Superagro 2011

A feira será realizada de 25 de maio a 5 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte (MG). Entre os eventos programados para este ano, além da Feira da Pesca, estão a 51ª. Exposição Estadual Agropecuária, com cerca de 3,5 mil animais entre bovinos, equideos, caprinos, ovinos e bubalinos; 2ª. Expovet; 15ª. Expocachaça; 16º. Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação, entre outros.

A Superagro é uma realização do governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), junto com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.

Assessoria de imprensa
Result MKT e Comunicação /Vanúsia Duarte
(31) 3312.0318 – 9976.0262

Nenhum comentário: