segunda-feira, 28 de março de 2011

Produtor não pode pagar sozinho dívida com índios, diz Moka

O senador Waldemir Moka (PMDB) defendeu a demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul. O senador participou sábado (26) da abertura da 37ª Feira Agropecuária de Ponta Porã (Exporã). Moka disse que é justo o País pagar dívida histórica com os povos indígenas.

No entanto, afirmou que o peso da fatura não pode cair sobre as costas de apenas um segmento da sociedade. “O produtor não pode pagar sozinho essa conta que é de toda a sociedade”, declarou.

O senador argumenta que os produtores que tiverem suas áreas desapropriadas pela União têm o direito de receber o valor justo pela terra e benfeitorias. “A maioria dessas terras é habitada há mais de século pelas mesmas famílias, cuja posse vem passando de pai pra filho”, justifica.

Moka também defendeu a adoção de políticas específicas para a região de fronteira, como formar de aproximar o Brasil do Paraguai e Bolívia. Uma das sugestões é que esses países desenvolvam ações para melhorar a relação comercial, proteger os rebanhos animais e dar mais segurança às populações vizinhas.
Redação: Ass.Comunicação e foto: Toninho Souza

Nenhum comentário: