terça-feira, 29 de março de 2011

Palácio do Planalto é preparado para velório de José Alencar

Previsão é que corpo do ex-presidente chegue a Brasília às 9h15.Velório será aberto ao público a partir das 10h30 desta quarta-feira (30).

Iara Lemos
Do G1, em Brasília


alencar (Foto: AE)
Ex-vice-presidente da República José Alencar
morreu nesta terça-feira (29) em São Paulo.
(Foto: AE)

O Palácio do Planalto, onde José Alencar atuou como presidente da República interino durante 398 dias entre 2003 e 2010 , começou a ser preparado na noite desta terça-feira pelo cerimonial do Planalto para o velório do ex-vice-presidente nesta quarta (30).

Aos 79 anos, Alencar morreu nesta terça-feira, às 14h41, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o hospital.

O salão nobre do Palácio do Planalto, sede do governo, foi oferecido pela presidente Dilma Rousseff para as cerimônias fúnebres.

Cadeiras foram colocadas nas proximidades do local onde ficará o caixão com o corpo do ex-presidente da República. A previsão é que corpo deixe São Paulo, em um avião militar da Força Aérea Brasileira (FAB), por volta das 7h. A chegada à Base Aérea de Brasília está prevista para às 9h15.

Faixas foram instaladas para guiar o público que for fazer uma última homenagem ao ex-vice-presidente. (Foto: José Cruz/ABr)Corredores do salão nobre do Palácio do Planalto foram demarcados para guiar o público que for fazer uma última homenagem ao ex-vice-presidente. (Foto: José Cruz/ABr)

Em seguida, será levado em carro aberto pelo Corpo de Bombeiros até o Palácio Planalto, passando pelo Eixo Rodoviário Sul, uma das principais vias de Brasília. O corpo do ex-vice-presidente será recebido pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, pelos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso.

Servidores começaram na noite desta terça-feira (29) a preparar o Palácio do Planalto, onde será realizado o velório do ex-presidente da República José Alencar. (Foto: José Cruz/ABr)
Salão do Palácio do Planalto começou a ser
preparado na noite desta terça para o velório do
ex-vice-presidente José Alencar.
(Foto: José Cruz/ABr)

Ministros do governo e outras autoridades estarão à espera do corpo do ex-presidente quando ele chegar ao Planalto. A visitação pública está prevista para começar às 10h30. As homenagens a Alencar poderão ser feitas até 23h30 desta quarta-feira (30).

Na manhã de quinta-feira (31), o corpo será trasladado para Belo Horizonte (MG), estado onde nasceu Alencar. Lá, o corpo será velado no Palácio da Liberdade.

Segundo a agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estão em Portugal, devem chegar a Brasília às 19h e seguir diretamente para o velório. Dilma cancelou algumas das atividades que teria em Portugal para participar das homenagens ao ex-presidente.

Nenhum comentário: