sexta-feira, 25 de março de 2011

Famasul apresenta Congresso da Carne em reunião da Cosalfa

Depois que a antiga Zona de Alta Vigilância (ZAV) em Mato Grosso do Sul se transformou em zona livre de febre aftosa com vacinação, os produtores da região fronteiriça podem comemorar a autorização para exportarem novamente. Com essa conquista, o diretor-secretário da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Dácio Queiroz, estará presente na próxima reunião da Comissão Sul-Americana para Luta Contra a Febre Aftosa, a Cosalfa, apresentando o Congresso Internacional da Carne. O encontro acontece na capital pernambucana, Recife, no dia 28 de março, na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).

A presença da Famasul nessa reunião é uma oportunidade de divulgar o Congresso, pois estarão presentes representantes das classes rurais de diversos países da América Latina. Para o diretor da Famasul, Dácio Queiroz, o reconhecimento da área da ZAV como zona livre de aftosa por vacinação traz para MS um momento de recuperação em que se deve buscar a reconstrução das relações comerciais de confiança com países importadores de carne. “Com o fim da ZAV e a vinda do Congresso da Carne para MS, o Estado tem a chance de conquistar novos mercados e ajudar a manter a liderança brasileira no comércio de carnes”, expõe.

Alguns temas que tem ligação com o debate da febre aftosa e exportações serão abordados em palestras e mesas de discussão do Congresso, como as barreiras sanitárias existentes entre os países, as exigências do mercado mundial e a sanidade animal em si. O Brasil, como maior exportador mundial de carne, tinha Mato Grosso do Sul como o primeiro do País em vendas ao exterior antes da ZAV. “A expectativa é que reconquistemos esse patamar de estado brasileiro que mais exporta carne bovina”, aponta o diretor da Famasul.

O Congresso Internacional da Carne é uma realização do International Meat Secretariat (IMS/Opic) em conjunto com a Famasul. Com o tema “Carne de Qualidade para Todos os Povos”, a edição desse ano será em Campo Grande/MS, nos dias 7, 8 e 9 de junho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. O evento tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS (Sebrae) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e conta com o patrocínio da Jonh Deere, Marfrig, JBS e AllFlex.

Serviço
As inscrições para o Congresso podem ser realizadas através do site www.congressodacarne2011.com.br.

Camila Valderrama Simões/Jornalista/MTB MS/850
Sato Comunicação

Nenhum comentário: