domingo, 27 de março de 2011

Em clássico morno, Fluminense e Vasco empatam no Engenhão

AE/Wagner MeierMuita vontade, pouco futebol: o empate sem gols ficou de bom tamanho

Em partida marcada por muito empenho e pouca técnica, Fluminense e Vasco empataram sem gols na partida disputada na noite deste domingo, no Engenhão. Com o resultado, o time de São Januário assumiu a liderança do Grupo A da Taça Rio com dez pontos ganhos enquanto o Fluminense está em terceiro lugar no Grupo B, com oito pontos.

O placar fez justiça ao pouco futebol mostrado pelas duas equipes. O Vasco foi melhor no primeiro tempo mas caiu de rendimento após as substituições feitas por Ricardo Gomes enquanto o Tricolor só melhorou depois que Deco entrou em campo. No final, as duas equipes saíram vaiadas pelo bom público que compareceu ao Engenhão esperando ver uma grande partida.

Na próxima rodada o Fluminense vai enfrentar o Volta Redonda enquanto o Vasco vai encarar o Bangu.

O jogo - O Vasco começou o clássico com maior ímpeto ofensivo com Diego Souza e Eder Luís caindo pelo lados para tentar vencer a barreira armada pela defesa tricolor. O Fluminense centralizava suas jogadas em Conca que tentava acionar Emerson e Fred que estavam bem marcados.

Aos nove minutos, Conca arriscou de fora da área e Fernando Prass espalmou para escanteio. Com o passar do time, o time das Laranjeiras foi se arrumando melhor em campo e pressionando pelas laterais, tentando aproveitar que o adversário estava sem os titulares. Aos 19 minutos, após cobrança de escanteio, Valencia escorou de cabeça e Fred errou ao tentar a conclusão.

Veio a parada técnica e o panorama da partida mudou completamente. O Vasco se organizou melhor e Felipe passou a participar mais das ações no meio enquanto enquanto Bernardo, Diego Souza e Eder Luís se movimentavam para confundir a marcação adversária.

Aos 24 minutos, Bernardo cobrou falta da intermediária e Ricardo Berna espalmou para escanteio. O time dirigido por Ricardo Gomes passou a controlar a partida enquanto o Fluminense errava muitos passes ao tentar chegar na frente onde Emerson não mais conseguia levar vantagem.

Aos 35 minutos, novamente Bernardo recebeu pela direita e bateu cruzado. Ricardo Berna defendeu parcialmente e Anderson Martins concluiu de forma bisonha. Aos 35 foi a vez de Conca falhar ao tentar fazer um passe para Diguinho. Éder Luís arrancou para a área, driblou Valencia e tentou colocar mas a bola bateu no travessão.

A torcida cruz-maltina, empolgada, empurrou o time mais para a frente enquanto o Fluminense não conseguia sequer equilibrar a partida. Aos 43 minutos, no último lance importante da primeira etapa, Bernardo se aproveitou de uma sobra de uma dividida na entrada da área vascaína e chutou forte forçando o goleiro Ricardo Berna a saltar para fazer uma magnífica defesa e impedir o primeiro gol.

O Fluminense voltou para o segundo tempo com Deco no lugar de Souza numa tentativa de Enderson Moreira de dar mais consistência ao meio campo tricolor. E logo no primeiro minuto, o luso-brasileiro lançou Fred na entrada da área. O atacante evitou a marcação mas chutou sem qualquer perigo.

Os dois times erravam muitos passes e faziam muitas faltas, o que tornava a partida muito truncada e sem lances de emoção. Aos oito minutos, Eduardo Costa arrisca da intermediária e o goleiro Ricardo Berna defendeu sem muita dificuldade. Logo depois, Gum e Eder Luís se embolaram na área, o atacante caiu reclamando de pênalti mas o árbitro mandou o jogo seguir.

O Vasco começou a se soltar em campo e aos 16 minutos, Diego Souza recebeu na entrada da área mas Valencia evitou o pior mandando a bola para lateral. O técnico Ricardo Gomes decidiu promover a estreia do atacante Alecsandro saindo Bernardo que voltou errando muito na fase final. Aos 24 minutos o Vasco perdeu uma oportunidade incrível para marcar o primeiro gol.

Márcio Careca fez um lcançamento perfeito para Eder Luís que entrou livre na área e chutou torto, sem o menor perigo para Ricardo Berna. Os dois times continuavam correndo muito e rendendo pouco, desperdiçando passes e criando poucos momentos de emoção para frustração do bom público que compareceu ao Engenhão.

Os dois técnicos fizeram novas substituições numa última tentativa de dar mais força aos ataques mas os dois times continuavam errando passes. As mudanças fizeram o Fluminense render um pouco melhor.Aos 36 minutos, Deco recebeu na meia esquerda, caminhou alguns passes e chutou cruzado para boa defesa de Fernando Prass que espalmou para escanteio. Aos 39 foi a vez de Júlio César tabelar com Deco e chutar com grande perigo. Aos 30 minutos foi a vez de Deco descobrir Conca entrando pelo meio e o chute do argentino encobriu o travessão de Fernando Prass.

Aos 43 minutos, no último lance importante do jogo, o goleiro vascaíno apareceu bem novamente ao evitar que um chute de Júlio César entrasse no seu canto esquerdo.

Nenhum comentário: