sábado, 12 de março de 2011

Adolescentes detidos em Campo Grande por sequestrar sobrinho de secretário de Estado

Celso Bejarano (*)
Um sobrinho do secretário de Governo, Osmar Jeronymo, um dos mais influentes do staff do governo de André Puccinelli, do PMDB, sofreu um sequestro-relâmpago na madrugada deste sábado, em Campo Grande. O caso tem sido tratado em sigilo tanto pela Polícia Civil quanto pela Polícia Militar.

O rapaz, de 24 anos de idade, e uma jovem, de 20 anos, ficaram sob o domínio dos sequestradores, todos menores de idade, por ao menos quatro horas. A Polícia Militar deteve cinco adolescentes, um deles de 12 anos de idade, supostamente acusados de participar do crime.

Um policial civil que agiu na segunda etapa da investigação confirmou o grau de parentesco do rapaz, mas anonimamente. A assessoria de imprensa da Polícia Militar, que divulgou a apreensão dos envolvidos, contudo, não forneceu os nomes das vítimas.

O rapaz e a colega foram dominados por três adolescentes na rua José Antonio, entre as ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro, centro da cidade.

As vítimas foram postas no banco de trás do Golf prata ano 2009, que ocupavam. Dois adolescentes ficaram no banco da frente, enquanto o terceiro implicado no caso sentou-se entre o rapaz e a jovem.

Dali, um dos adolescentes seguiu com o carro até a avenida Ernesto Geisel, onde se envolveu num acidente com outro veículo. O trio discutiu entre si, mas seguiu até o bairro Montevidéu, onde ficaram numa casa vigiada por outros dois adolescentes.

No trajeto, as vítimas disseram que foi encostado em suas cabeças um objeto parecido com arma. O rapaz e a jovem foram forçadas a ficarem olhando baixo.

No cativeiro, o rapaz e a jovem ouviram no diálogo entre os adolescentes, que sequestradores já retornariam ao local depois que fizessem um “acerto”. O tempo passou o trio não retornou e, com isso, as vítimas foram soltas sem sofrer violência no cativeiro. O rapaz e a jovem encontraram uma dona de casa que aguardava o ônibus, já perto das 6 horas da manhã. As vítimas emprestaram o telefone da dona e acionaram os familiares e a polícia.

Nota

De acordo com nota publicada pela assessoria de imprensa da PM, cinco adolescentes, descritos como integrantes de uma quadrilha que pratica assaltos e sequestros-relâmpagos na cidade. A operação envolveu, segundo o comunicado, policiais da Cigcoe (Companhia de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) e o serviço de inteligência da corporação.

A assessoria informou que a “última ação” da quadrilha ocorrera por volta das 2 horas da manhã de sábado.

Segundo a PM, foram apreendidos no cativeiro onde teriam ficado as vítimas um adolescente de 12 anos de idade e outro de 14 anos. Mais tarde, os policiais apreenderam um rapaz de 17 anos de idade e dois de 16 anos, moradores do Conjunto Estrela Dalva.

Com os adolescentes os policiais acharam uma arma de brinquedo e a chave do Golf, depois localizado abandonado perto da chácara dos Poderes.

O caso é apurado pela delegada Maria de Lurdes Souza Cana, chefe da Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude).

Por três ocasiões neste sábado, a reportagem do Midiamax conversou com a policial por telefone. E em todas elas, a delegada pediu que ligasse a ela “20 minutos depois”, pois “atuava numa diligência”. Numa quarta ligação, minutos antes desta publicação, o aparelho dela tocou até cair.

A reportagem conversou também com uma assessora de Osmar Jerônymo, que negou que parente do secretário havia sido seqüestrado. A assessoria do governo estadual também disse que nada sabia do caso. (colaboraram na publicação desta reportagem Alessandra de Souza, Hélder Rafael, Reginaldo Coelho e Vinícius Squinello).

Nenhum comentário: