quarta-feira, 2 de março de 2011

Globo afirma que rompeu com C13 "por respeito ao torcedor"

AE/Piervi FonsecaA Globo agiu por respeito ao torcedor, que tem que ficar até meia-noite no estádio

Após receber críticas do Clube dos 13, a Rede Globo respondeu à associação através de um comunicado, publicado no site da emissora nesta terça-feira. A Globo, conhecida por transmitir partidas às 22h para não atrapalhar sua grade de novelas, argumenta que decidiu negociar individualmente com cada clube para "privilegiar o torcedor brasileiro".

Atualmente, a emissora paga cerca de R$ 400 milhões anuais pela exclusividade nos direitos de transmissão para TV aberta e pay-per-view. O Clube dos 13 decidiu negociar independentemente os valores para televisão aberta, cabo, internet e celulares, exigindo no mínimo R$ 1,3 bilhão por ano, sendo que R$ 500 milhões para televisão aberta. A emissora ficou irritada com essa mudança, e não quer pagar mais pelo campeonato. "A Rede Globo se sente impedida de participar da referida licitação, e manterá contato com os clubes para negociar a aquisição dos direitos. Assim, acreditamos que será adequadamente observada a importância da TV Aberta, como meio de comunicação gratuito e de maior abrangência/audiência nacional, e privilegiada a parte mais importante do Projeto Futebol, o torcedor brasileiro", afirma a nota.

A TV, que defende a volta do mata-mata, formato no qual o campeonato tinha menor custo e maior rentabilidade para as emissoras, diz que pretende valorizar a evolução econômica dos times brasileiros. Alguns deles, motivados por diversas razões, se posicionaram contra o C13 para a negociação. "Não por outra razão, muitos dos principais clubes brasileiros já declararam publicamente que não serão representados pelo Clube dos Treze na negociação de seus direitos na referida competição", disse a Globo, citando a dissidência de Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e Vasco.

Leia abaixo o texto do comunicado, na íntegra:

"Em respeito ao torcedor, tornamos pública nossa resposta ao Clube dos 13

A Rede Globo acompanhou com preocupação as conversas e as reuniões sobre os novos modelos de comercialização do Campeonato Brasileiro propostos pelo Clube dos 13 nos últimos meses. Por várias vezes alertou que o modelo em vigor era fruto de uma longa parceria pelo aprimoramento do futebol brasileiro, e que as mudanças seriam danosas, inclusive para os próprios clubes.

Nestes últimos anos os clubes brasileiros tiveram um crescimento de receitas muito acima do crescimento do PIB do país, não só através das receitas obtidas com a venda dos direitos de transmissão, mas também com a comercialização de outros ativos, incluindo propaganda nos uniformes e publicidade nos estádios, em virtude da exposição permanente na TV Aberta.

No entanto, dia 23 fevereiro a Rede Globo recebeu a carta convite, para participar da concorrência pelos direitos de exibição do Campeonato Brasileiro para o período 2012 – 2014, com condições que não atendem aos nossos formatos de exposição de conteúdo em TV Aberta e da comercialização do seu patrocínio, baseados exclusivamente em audiência e na receita publicitária.

As exigências e modificações nos conteúdos das diversas plataformas de mídia, contidas na carta convite do Clube dos 13, importam na desestruturação de um projeto complexo, que foi construído ao longo dos últimos 13 anos.

Não por outra razão, muitos dos principais clubes brasileiros já declararam publicamente que não serão representados pelo Clube dos Treze na negociação de seus direitos na referida competição.

Por tudo isso, a Rede Globo se sente impedida de participar da referida licitação, e manterá contato com os clubes para negociar a aquisição dos direitos. Assim, acreditamos que será adequadamente observada a importância da TV Aberta, como meio de comunicação gratuito e de maior abrangência/audiência nacional, e privilegiada a parte mais importante do Projeto Futebol: o torcedor brasileiro."Redação POP

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