quinta-feira, 30 de junho de 2011

Na África, Lula critica potências e cobra vaga no Conselho de Segurança

No primeiro discurso durante a missão na África para a qual foi designado, o ex-presidente Lula disse que é “inadmissível” que países africanos e da América do Sul ainda não tenham vagas permanentes no Conselho de Segurança da ONU. O petista também criticou os países desenvolvidos, que para ele têm responsabilidade pela crise financeira global.

Lula disse que a missão reforça a importância que a presidente Dilma Rousseff dá à relação com a África. “Temos especificidades culturais e trajetórias históricas próprias. Não buscamos modelos únicos nem unanimidades. Nossa força está na capacidade de construir a unidade a partir de projetos soberanos. Mais do que nunca é hora de fortalecer o processo de cooperação solidária entre a África e o Brasil", afirmou.

O ex-presidente ainda comentou a escolha do brasileiro José Graziano para a direção da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO): “A eleição de Graziano é um trunfo dos países em desenvolvimento e um reconhecimento do crescente papel que desempenham num mundo cada vez mais multipolar”.

Nenhum comentário: