sábado, 17 de abril de 2010

Jardim terá curso de gestão de recursos públicos oferecido pela União


A Controladoria Geral da União, regional de Mato Grosso do Sul, propôs ao Prefeito Evandro Bazzo, uma parceria com a prefeitura de Jardim para a realização do Programa “Olho Vivo no Dinheiro Público”, que trata de um curso de capacitação para servidores, conselheiros e lideranças municipais para a boa gestão de recursos públicos.

O objetivo principal das ações do programa, que é realizado pelo Ministério de Estado e Controle da Transparência, é sensibilizar e orientar conselheiros municipais, lideranças locais, agentes públicos, professores e alunos, além dos cidadãos em geral sobre a importância do exercício do controle social.

O programa orienta também sobre a correta aplicação do dinheiro público, a transparência na administração municipal e o cumprimento da lei fazendo com que cada cidadão seja um fiscal das ações governamentais, de forma que possam acompanhar e monitorar a aplicação dos recursos públicos.

O prefeito Evandro Bazzo, conhecido pelo seu empreendedorismo e consciência da importância da educação em todas as suas áreas de atuação apoiou prontamente a realização do curso em Jardim, oferecendo todo suporte logístico para a equipe, mobilizando coordenadores de núcleos e gerentes municipais para total apoio a equipe da Controladoria Regional.

A capacitação acontecerá de 07 a 11 de junho e oferece 40 vagas para Jardim e 08 vagas para representantes de cidades vizinhas que se interessem pelos cursos. Em reunião realizada no dia 15 de abril, no gabinete do prefeito, as técnicas Rosemary Zucareli Inocêncio e Terezinha A. dos Santos Ribeiro apresentaram o programa para o vice-prefeito, Carlos Américo Grubert; a Gerente de Educação, Suzana Lima de Medeiros; o Gerente de Finanças, Nilton César de Lima Salazar; a Chefe de Gabinete Fátima Fernandes; a Gerente de Administração e Planejamento, Margarida Maria do Carmo Almeida e o Coordenador do Núcleo de Comunicação, Hudson Lauro Dias Benites.

Os representantes de Jardim delegaram funções para a execução do programa, ouviram relatos de sucesso e ações que deram resultados em outros municípios do Estado, definindo metas de trabalho que se inicia agora e se estende até junho. A comissão municipal definirá a distribuição das vagas oferecidas entre os conselhos municipais e servidores que mais aproveitariam as informações recebidas, sempre com o compromisso de que estes eleitos trabalhem como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.

Para mobilizar também a comunidade escolar, foi firmado na reunião, um comprometimento por parte da Gerência de Educação que, auxiliados pela equipe da CGU, irá realizar uma jornada cultural para jovens e crianças onde será trabalhado o tema “Olho Vivo no Dinheiro Público” em forma de concurso de premiação para a melhor frase.

O evento de premiação, bem como demais atividades relevantes ao curso acontecerá no Centro de Convenções Oswaldo Monteiro no dia 09 de junho. A premiação prevê para Jardim de impressoras, pendrives e aparelhos de mp4 e de um Playstation 02 slin. O julgamento é feito por educadores e profissionais ligados a educação em Jardim.

Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Nenhum comentário: