domingo, 13 de maio de 2012

Coluna Horizonte

ESPECIAL DIA DAS MÃES - Quem já leu “O Profeta” do escritor e pintor libanês Khalil Gibran (com tradução e apresentação de Mansour Challita), entende o quanto a sabedoria oriental fascinou não só as pessoas como suas almas. O escritor foi para os Estados Unidos em 1894, com a mãe Kamilah, o irmão Pedro e suas irmãs, Sultana e Mariana. Foi aí que passou a adotar a grafia mais simples de Khalil Gibran e ficou mundialmente conhecido pelas suas obras. Aos 13 anos, me encantei com Gibran, quando li pela primeira vez um livro dele: ‘O Profeta’, obra máxima de Gibran, desde o seu lançamento, em 1923, e de sucesso permanente, como poucos outros livros. É um livro que atrai, não apenas pelo pensamento e pelo estilo, mas também pela filosofia de vida nele contida. Khalil envolve através da ternura sem impor ideologias. O escritor libanês, desperta a bondade e a beleza. Em resumo, Khalil Gibran nos convida a vivermos as boas da vida, a sermos dignos delas e a aproveitarmos o que há de mais elevado em cada um de nós. Assim, os poemas "Os Filhos", "A Amizade" e o "Amor", serão eternos no meu coração. E para homenagear todas as mães – no seu dia, deixo um dos mais belos textos escrito por Gibran: "Os Filhos".


"Vossos filhos não são vossos filhos, são os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma. Vêm através de vós, mas não de vós. E embora vivam convosco, não vos pertencem. Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos. Porque eles têm seus próprios pensamentos. Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas; Pois suas almas moram na mansão do amanhã, que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho. Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não podem fazê-los como vós, Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados. Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas. O Arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força para que suas flechas se projetem rápido e para longe. Que vosso encurvamento na mão do Arqueiro seja vossa alegria; Pois assim como Ele ama a flecha que voa, ama também o arco que permanece estável." (Gibran Khalil Gibran)


MORADA DOS BAÍS - A antiga Pensão Pimentel, passou a chamar-se novamente de Morada dos Baís no ano de 1993, quando foi tombada oficialmente como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade de Campo Grande. Após a finalização de uma grande reforma em 1995, artistas, escritores, apreciadores da cultura e turistas tran
sformaram a Morada em parada obrigatória no circuito cultural da cidade, resgatando a importância turística que o local representa para Campo Grande. Situada na esquina da Av. Noroeste com a Av. Afonso Pena, a Morada do Baís foi o primeiro sobrado da cidade. Construída por etapas, entre os anos de 1913 e 1918, o prédio foi, durante 20 anos, residência do comerciante italiano, Bernardo Franco Baís. Nesta semana a Morada completa 17 anos de muito charme na capital Morena.


ROSAS COLORIDAS EXISTEM, SIM! - Já ouviu falar de rosas coloridas? Parece mentira, mas não é! As happy roses e rainbow roses são surpreendentes reais. Elas foram desenvolvidas por um produtor holandês chamado Peter Van der Werken, que depois de anos conseguiu desenvolver corantes naturais que são inseridos no caule das rosas enquanto elas crescem. As lindíssimas rosas podem ser encomendadas, mas seu preço pode ser bem salgado! O buquê com cinco rosas é vendido por US$55, e duas dezenas chegam a custar até US$325.

QUEM FEZ A CABEÇA DAS MULHERES NO MUNDO - Nos anos 60, todo mundo buscava algum tipo de libertação: ideológica, sexual, política ou artística. O cabeleireiro britânico Vidal Sassoon, morreu esta semana aos 84 anos, e foi ele quem garantiu a liberdade dos cabelos. Não é pouca coisa se pensarmos que, até então, a estética dos penteados elaboradíssimos era dominante. Os penteados eram lindos, mas nada práticos. Eram necessário horas nos salões entre secadores, bobs, fixadores e permanentes, em busca de uma aparência de bom trato. Foi preciso que alguém, assim como Vidal, quebrasse esse padrão e desse às mulheres a chance de simplesmente lavar o cabelo e sair de casa. Essa era a filosofia revolucionária de Sassoon, que felizmente garantiu as mulheres o sagrado direito de ser mais leve e natural na aparência.

ORIGEM DO DIA DAS MÃES - A origem da data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana, que ao perder a mãe, passou por um processo depressivo longo. As amigas mais próximas decidiram então, organizar uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.

CRUZ CREDO, VADE RETRO - O PMDB permanece no impasse sobre o nome a ser escolhido como vice de Edson Giroto na disputa rumo a Prefeitura de Campo Grande na eleição em outubro. Um dos possíveis nomes cogitados para “vice” – já causa aversão e nojo na população...!

VENDAS EM ALTA - As vendas do novo tablet da Apple, o novo iPad, começaram na última sexta-feira. Algumas lojas até adiantaram o horário de abertura para suprir a demanda, enquanto outras abasteceram bem o estoque. Na internet, a venda também já está rolando.


EM MATO GROSSO DO SUL - No sábado (12), Selviria, Costa Rica, Taquarussu, São Gabriel do Oeste e Douradina, festejaram com especial programação o 32º aniversário de emancipação político administrativo.

EXCELENTE - O Procon realizará na próxima terça-feira (15) uma reunião com fiscais do Conselho Regional de Fisioterapia e da Vigilância Sanitária, com o intuito de discutir uma possível parceria para fiscalizar de forma rigorosa as clínicas de estética da Capital.


ASSIM FOI DITO E ESCRITO


"Como é difícil falar de você mãe. Como é difícil falar de uma mulher tão maravilhosa e batalhadora, que sempre lutou pelos seus filhos (Marinho, Marithê e Marianne), e que hoje faz da sua família, um exemplo de vida. Só você torna doce as nossas vidas e nos faz querer que as asas do tempo sejam cortadas, pois o tempo voa rápido demais e não queremos perde-lo longe de você. Aprendemos com você, o verdadeiro significado do amor. Você tem um amor sincero, espírito livre e tudo isso mãe, fez de nós seus semelhantes, temos orgulho do que somos. E seus ensinamentos, com certeza, serão transmitidos a seus netos Valentina e Luiz David, que já te admiram como vovó. Sua dedicação e seu amor nos faz todos os dias nos encher de orgulho de chamá-la de MÃE. Te amamos Maritza Cogo, a melhor mãe do mundo". (Dos seus filhos Marinho, Marithê e Marianne e netos).


“Mãe é de outro mundo. É emocionalmente incorreta, exclusivista, parcial, metida, brigona, insistente, dramática, chega a ser até corruptível se oferecermos em troca alguma atenção. Sofre no lugar da gente, se preocupa com detalhes e tenta adivinhar todas as nossas vontades, enquanto o mundo propriamente dito exige eficiência máxima, seleciona os mais bem-dotados e cobra caro pelo seu tempo. Mãe é de graça”. (Martha Medeiros, jornalista)

“Procuro sempre estar presente nas refeições com a família, nas reuniões escolares. Para mim, grande parte dos problemas que temos com os adolescentes, de rebeldia, drogas, falta de formação é falta de atenção dentro de casa. Junto com meu marido, procurarmos manter nossa família unida”. (Simone Tebet, vice-governadora de Mato Grosso do Sul, e que neste domingo especial em comemoração ao Dias das Mães, é a nossa entrevistada no Horizonte MS. Confira no bloco Entrevista)

“Eu não peço garantia a ninguém. La garantía soy yo". (Mano Menezes, técnico da Seleção do Brasil na coletiva de imprensa logo após divulgação da lista dos convocados).

"As mães são as verdadeiras representantes de Deus, pois tem o poder de dar a Vida e de amar, incondicionalmente, seus filhos !!!!" Minha mãe querida já faleceu; Seu nome, Odette - Mulher forte , mas meiga, mãe de 10 filhos, sou a mais velha. Todos com formação Universitária, alguns mestres e doutores. Muito bem educados e sempre unidos ...” (De Vera Tabach, Presidente Nacional da ABIME - Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica)

“Mãe é sinônimo de vida. É ainda em seu ventre que conhecemos o mais puro e verdadeiro sentimento: o de amar. A elas devemos o andar, o falar, o caráter e todos os outros bons ensinamentos que acumulamos pela vida. Minha mãe, especialmente, é um exemplo de garra, sabedoria, inteligência e amor. Parabéns a todas as mães! Parabéns a todas àquelas que receberam a dádiva de criar uma vida e, assim, multiplicar o amor”. (De Jary Castro, Presidente do Crea-MS)

“O melhor que podemos fazer como mães é ajudar nossos filhos a escolher seu caminho e torcer para que eles possam percorrê-lo com seus próprios pés”. (De Isadora Duncan, pianista, professora de música e precursora da dança moderna)

“Obrigada Cris Carneiro, por fazer parte da nossa causa em defesa dos animais!!! O Jornal eletrônico HorizonteMS está de parabéns e toda sua equipe também!! (De SOS animais, postado no Facebook))

“Os braços de uma mãe são feitos de ternura, e as crianças vivem a salvo nestes braços, envolvidas em um doce sonho de amor e esperanças”. (De Victor Hugo, escritor e poeta francês)

“...Façamos um grande brinde às mães, as que celebram este momento conosco e as que vivem num plano espiritual junto de Deus...” (De Guimarães Rocha, poeta e escritor)

POR JANET ZIMMERMANN - Minha mãe era o pilar de sustentação. Era a própria fortaleza, apesar dos mis choros. Porto seguro dos oito filhos, Maria assegurou o futuro de todos no sentido da dignidade. Nenhum dos filhos, criados na maior dificuldade, se transformou em agente do mal. Não nos pode dar certos luxos, mas nos deixou a riqueza do caminho da bondade... A Fé que carrego comigo, exemplificada por ela, é meu sustentáculo. Suporto as mazelas lembrando-me das suas rezas ao pé da cruz, dizendo-me com firmeza “Tenha Fé, minha filha, acredite em Jesus...” Confira na coluna de Janet, a belíssima homenagem escrita para sua mãe Janet Zimmermann.

NO BRASIL - A tendência de diabetes está crescendo no Brasil. Em homens, o percentual subiu de 4,4%, em 2006, para 5,2%, em 2011. Apesar do aumento, a prevalência de homens que informam ter a doença continua sendo inferior a das mulheres (6%). Os números foram divulgados, na semana passada, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o Fórum Pan-Americano de Ação contra as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), que ocorre em Brasília.

NA FRANÇA - No seu último Conselho de Ministros, o Presidente cessante da França, Nicolas Sarkozy, foi na última quarta-feira “aplaudido de pé” e desejou “boa sorte” ao seu novo sucessor, François Hollande, segundo os relatos dos membros do seu Governo à imprensa. Sarkozy disse que, "este último Conselho de Ministros não é um momento de tristeza", e que, "o que faz o sal da vida é saber que vamos morrer e o que o faz o sal da política é saber que vamos partir”.

EM MATO GROSSO - O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) divulgou uma nota de repúdio sobre a propaganda da cerveja Skol intitulada "Pé no Feriado, Skol na Mão", da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev). O vídeo mostra um cirurgião-dentista atendendo a um paciente, enquanto assa espetinho numa churrasqueira e manuseia cerveja. Na propaganda, o ator que interpreta o profissional está descalço.

HORIZONTE MS LEMBRA: Lei Federal 9.605/98, art. 32 - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena será de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal. Denuncie ligando no 190, e a polícia é obrigada a fazer o Boletim de Ocorrência...!!!

ANIVERSARIANTES DA SEMANA – Feliz aniversário e muitos anos de vida para os amigos que celebram a vida durante a semana: Omar Mohamed Ayoub (14), Morada dos Baís (15), Joiarte Euclides da Cunha (15), Sandra Maria Godoy (16), Alciane Fuza (17), Solange Caporossi (18), José Neumanne Pinto (18), Newton Klauss Medeiros (20) e Vanessa Amin (20). Saúde, amor e sucesso, a todos e parabéns!

MAIS DIREITOS - O representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Renato Bignami, defendeu na semana passada, a possibilidade de os diaristas terem direito a férias e a 13º salário. "Devemos pensar em garantir tais direitos a esses trabalhadores", afirmou Bignami.

BELEZA - O pó de pérolas vem fazendo o maior sucesso. É rico em minerais e aminoácidos, e traz muitos benefícios à pele, como nutrição, proteção, hidratação e efeito de lifting imediato. Pode ser utilizado em todos os tipos de pele. É possível comprar pó de pérola e adicioná-lo a cremes, na quantidade indicada pelo fabricante. Se informe mais a respeito com seu dermatologista de confiança.

CHANEL Nº 5 - A nova campanha do perfume Chanel Nº5 será estrelada por Brad Pitt. Aos 48 anos, o ator deve filmar um comercial do produto ainda esta semana, em Londres, de acordo com o site Just Jared .


AGRADECENDO SEMPRE – Agradeço diariamente ao Céu pelos filhos que tenho e pela nossa maravilhosa convivência em família. Somos um tripé – unidos no amor, respeito e confiança e nada nos separa do amor de Deus. Não sei se é possível deixar uma mensagem de mãe – para outas mães - porque cada uma a seu modo sabe a dor e a alegria que traz no coração, o que sente ou o que faz. Mas é simples: muita atenção na educação moral e na religiosidade de seus filhos! Quem ama, cuida, protege e educa com responsabilidade.

NA VIDA – Não é porque as coisas são difíceis que não nos atrevemos; é porque não nos atrevemos mais ainda - que as coisas são difíceis. Boa semana a todos a até domingo que vem. Paz e luz na vida e no coração de todos.

Cristiana Carneiro
Contato: Cristiana@horizontems.com.br

Nenhum comentário: