segunda-feira, 12 de abril de 2010

Secretária de Educação participa do `I Encontro Estadual do Livro e Leitura´

A secretária de educação Alba Mota e Soraia Lopes, juntamente com Luzenir, Celso, Sonia e Fátima; representaram o município, nos âmbitos municipal e estadual, respectivamente no I Encontro Estadual do Livro e Leitura, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de abril, em Bonito. Em Mato Grosso do Sul existem 360 escolas estaduais; em Pedro Gomes, são duas – Francisco Ribeiro Soares e Profª Cleuza Teodoro.

O encontro teve o objetivo de investir tanto na formação nos agentes de leitura – professores, diretores, coordenadores, técnicos da Secretaria de Estado de Educação e funcionários de bibliotecas públicas – como em ações necessárias para conversão de projetos e programas já existentes em políticas de estado.

O evento fez parte das ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que é um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo Governo, em âmbito federal, estadual e municipal e da sociedade.

O Ministério da Cultura, o Ministério da Educação e o Plano Nacional do Livro e Leitura, em parceria com o Instituto Pró-Livro, lançaram o programa “O livro e a leitura nos estados e municípios”, a fim de mobilizar, capacitar e assessorar Prefeituras e Secretarias de Educação e de Cultura para o desenvolvimento e implantação de planos.

Em Mato Grosso do Sul, o governo do Estado trabalha para criar, no primeiro semestre de 2010, o Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL) e, ao mesmo tempo, fomentar a criação de Planos Municipais do Livro e Leitura (PMLLs).


Palestraram: Galeno Amorin, consultor de políticas públicas do livro e leitura da Organização dos Estados Ibero-Amaricanos (OEI), subsidiará secretários de Educação e de Cultura – estaduais e municipais – com foco no diagnóstico, discussão e elaboração dos Planos Municipais e Estadual de Livro e Leitura e Marisa Lajolo, doutora pela Brown University, USA, atuante nas áreas da leitura, literatura infantil e juvenil, subsidiará diretores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas estaduais com foco na capacitação a respeito de projetos de incentivo à leitura.

PNLL
O PNLL é um conjunto de políticas, programas, projetos, ações continuadas e eventos empreendidos pelo Estado e pela sociedade, para promover o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas no Brasil. A finalidade básica é assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento da cadeia produtiva do livro como fator relevante para o incremento da produção intelectual e o desenvolvimento da economia nacional.

O plano tem caráter permanente e não tem data para terminar. Mesmo assim, são previstos mecanismos contínuos de avaliação das metas, dos programas e das ações desenvolvidos, para verificar o alcance das iniciativas e os resultados obtidos.
por:Mychela Lemos
E-mail: mychela_ms@hotmail.com

Nenhum comentário: