domingo, 27 de maio de 2012

André Lima decide, e Grêmio vence o Palmeiras no Olímpico

Por Hector Werlang
Porto Alegre
Foi um aperitivo estranho. Jogo tranquilo, só três cartões amarelos e um dos times vencendo com a principal arma do rival. Na prévia da semifinal da Copa do Brasil, o Grêmio superou o Palmeiras por 1 a 0, neste domingo, no Olímpico, pelo Brasileirão.

A recuperação, após a derrota na estreia para o Vasco, ainda determinou a vitória de Vanderlei Luxemburgo sobre Luiz Felipe Scolari, que ainda não sabe o que é ganhar no Nacional – empatou com a Portuguesa na primeira rodada. Foi histórica, afinal, nunca havia perdido para o ex-clube. O Grêmio ainda perdeu um pênalti com Léo Gago, no primeiro tempo. O Palmeiras saiu de campo reclamando muito da arbitragem, após um lance com o zagueiro Henrique, que foi derrubado dentro da área no final da partida.

Agora, as equipes aproveitarão o recesso do Brasileirão. Voltam a atuar na primeira semana de junho. O Grêmio desafia o Atlético-GO, dia 6, às 19h30min, mesmo dia e horário da partida do Palmeiras contra o Sport em Recife.

Estudo do rival

Em início de jogo, as equipes se estudam. Imagina quando é o que antecede uma série decisiva. Nesta lógica, a Copa do Brasil parecia estar na mente dos jogadores. E também dos técnicos. Felipão mandou a campo Felipe deixando Valdívia no banco de reservas – o meia chileno está suspenso da primeira partida do mata-mata.

Demorou, então, para a criatividade superar a forte marcação. Com times espelhados no mesmo esquema tático, o 4-4-2, o meio-campo sempre esteve congestionado. O que teve de bom surgiu das laterais. Aos 16 minutos, Gabriel tabelou com Marco Antonio, que cruzou para Marcelo Moreno cabecear e levar perigo ao gol de Bruno.

Os movimentos lentos, que por momentos deixaram o jogo sonolento, deram trégua aos 22. Souza, de boa jornada, descobriu Pará com belo lançamento, o lateral-esquerdo foi à linha de fundo e, antes de cruza, acabou derrubado por Vitor Junior. Nem o pênalti abriu o placar. Léo Gago bateu firme, mas no travessão.

A sorte motivou o Palmeiras. Aos poucos, o time saiu de trás. E quase surpreendeu. Des minutos mais tarde, Luan fez boa jogada e cruzou. Vitor Junior chegou um segundo atrasado e não conseguiu completar para o gol.

Feitiço contra feiticeiro

Sem Miralles, que sentiu dores na coxa direita, o Grêmio perdeu mais ainda em movimentação. Passou a viver de cruzamentos à área, onde André Lima passou a fazer parceria a Moreno. O panorama se inverteu. Com Valdivia o Palmeiras passou a propor o jogo.

Não demorou para criar ótima chance. Aos cinco minutos, Barcos foi lançado na esquerda, passou por Naldo e só não marcou pois Victor fez grande defesa. O Grêmio não conseguia produzir nada, mas o futebol é um esporte imprevisível. Rondinelly entrou, cavou uma falta e, com a principal arma do rival, abriu o placar. Aos 27, Fernando cobrou e André Lima desviou de cabeça:1 a 0.

Embora com muito tempo, o jogo acabou. Nenhum outra grande chance foi criada. O Grêmio saiu na frente. Resta saber quem levará vantagem na Copa do Brasil.

Nenhum comentário: