quarta-feira, 23 de maio de 2012

Conheça mais sobre o GP de Mônaco de Fórmula 1

A temporada chega, enfim, ao seu palco mais charmoso - as ruas de Monte Carlo recebem a sexta etapa de um Mundial de Fórmula 1 marcado por um equilíbrio inédito em 62 anos de competição. Nunca antes as cinco primeiras etapas haviam sido vencidas por cinco pilotos de cinco equipes diferentes. A liderança do campeonato é do atual bicampeão Sebastian Vettel, empatado com o espanhol Fernando Alonso. Dois dos pilotos que estão na briga pela ponta ainda não venceram: Lewis Hamilton e Mark Webber esperam quebrar o jejum neste fim de semana.

GP de Mônaco - Monte Carlo - 27 de maio
A prova monegasca é considerada a mais importante da temporada de Fórmula 1, e está entre as de maior prestígio no mundo, ao lado das 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans. Desde 1929 a corrida é realizada, e integra o calendário da Fórmula 1 desde a primeira temporada, em 1950, e desde 1955 vem sendo realizada em todos os anos, sempre no apertado e charmoso traçado de Monte Carlo.
O Circuito de Monaco é composto pelas ruas de Monte Carlo e La Condamine, circundando o porto da região. Ao lado da pista de Monza, na Itália, é a prova mais relacionada com o Grande Prêmio de seu próprio país no mundo. Com muitas subidas e descidas, curvas apertadas e uma pista estreita, o traçado de Mônaco é um dos mais exigentes na Fórmula 1. Para os pilotos, vencer em Monte Carlo significa a aprovação definitiva em relação à habilidade no volante. Segundo Nelson Piquet, era como "andar de bicicleta dentro de sua sala de estar". Outro desafio é a presença de um túnel, e o contraste entre a escuridão e a claridade, justamente no ponto mais veloz da pista.
Maiores vencedores
O GP de Mônaco guarda boas lembranças aos brasileiros: o maior vencedor da prova até hoje foi Ayrton Senna, com seis conquistas (1987, e cinco consecutivas, entre 1989 e 1993). Com cinco vitórias cada, aparecem Graham Hill e Michael Schumacher, enquanto Alain Prost venceu a corrida em quatro oportunidades. Entre os pilotos ainda ativos, fora Schumacher, o espanhol Fernando Alonso aparece com dois triunfos, enquanto Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton, Jenson Button, Mark Webber e Sebastian Vettel têm uma vitória cada. As últimas cinco provas em Mônaco tiveram cinco vencedores diferentes - assim como a atual temporada. Prenúncio de uma nova surpresa?

A prova de 2011 foi marcada por um grave acidente envolvendo o mexicano Sergio Pérez, da Sauber, e pelo domínio de Sebastian Vettel, que largou da pole e, mesmo com uma série de mudanças de posição na liderança, acabou a prova em primeiro lugar, após uma série de interrupções por acidentes. O pódio foi completado com Alonso e Button.

Uma volta pelo traçado

Confira abaixo uma volta virtual pelo traçado de Monte Carlo, com comentários do australiano Mark Webber, da Red Bull:

Nenhum comentário: