terça-feira, 15 de maio de 2012

ENFOQUES (Por:Cleider de Souza Costa 15/05)

ENFOQUES DA SEMANA

* AS MUSAS QUE MARCARAM AS GERAÇÕES DE 1950 PARA CÁ – O BOL publicou um álbum com 78 das musas mais marcantes das gerações de 1950 para cá. Incluiu estrelas do cinema, atrizes de TV, modelos e outras.

Entre elas aparecem Brigitte Bardot, Jane Fonda, Farrah Fawcett, Sophia Loren, Marilyn Monroe, Madonna, Vera Fisher, Bruna Lombardi, Leila Diniz, Sandra Bréia e Sônia Braga.

Veja no link http://zip.net/bmgClY.

MUNDO

* BARACK OBAMA APOIA CASAMENTO GAY – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta semana que é favorável ao casamento gay. Essa afirmação foi feita em entrevista à rede de TV “ABC”.

Ele é o primeiro presidente norte-americano a expressar publicamente seu apoio a uniões homossexuais. Obama afirmou que é uma opinião pessoal sua e que os estados devem decidir sobre o tema. Dos 50 estados, por enquanto apenas seis legalizaram essas uniões.

Pesquisa recente no país mostra que metade de sua população defende essa postura.

Obama toma essa posição a seis meses das eleições presidenciais no país, talvez pretendo angariar votos dessa classe. Os conservadores o contestam.

BRASIL

* FILHO DE EIKE BATISTA COMETE NOVA INFRAÇÃO NO TRÂNSITO – Thor Batista, 20, filho do magnata brasileiro das finanças, foi novamente autuado por estar dirigindo uma Ferrari sem a placa dianteira na tarde do último domingo, 6, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Além dessa infração, o veículo já havia sido transferido para uma empresa de São Paulo. A placa ainda não.

O Detran carioca não aplicou a multa pela incompetência que defende os pseudopoderosos. Alegou que não conseguiram acessar o sistema. Sua assessoria não informou por quanto tempo “o sistema ficou fora do ar” e porque não registrou a multa manualmente, cadastrando-a posteriormente no tal sistema.

Em março, Thor matou o ciclista Wanderson dos Santos na Baixada Fluminense, por estar dirigindo sua Mercedes em alta velocidade. Ele dirigia em ziguezague numa velocidade de 135 km/h, e arremessou o ciclista a 65 metros de distância. Nesta semana ele foi indiciado por homicídio culposo.

* PELÉ QUER SER O ETERNO REI DO FUTEBOL – Incomodado com outros aspirantes a “rei do futebol”, Pelé encomendou pesquisa para mostrar que o rei é ele.

É este o resultado:

TÍTULOS
Pelo Santos
• Bicampeão pela Taça Libertadores da América (1962 e 1963)
• Bicampeão mundial de interclubes (1962 e 1963)
• Campeão da Taça de Prata (1968)
• Campeão da Taça Brasil por cinco vezes (1961, 62, 63,m64 e 65)
• Campeão paulista por dez vezes (1958, 60, 61,62,64, 65, 67, 68, 69 e 73)
• Campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Rio-São Paulo por quatro vezes (1959, 1963, 1964 e 1966)
• 25 títulos de torneios no exterior

Pela seleção brasileira
• Tricampeão mundial (1958, 1962 e 1970)
• Bicampeão da Copa Rocca (1957 e 1963)
• Tricampeão da Copa Oswaldo Cruz (1958, 1962 e 1968)

Pelo Cosmos
• Campeão da Liga Americana – NASL (1977)
JOGOS E GOLS MARCADOS
Pelo Santos
• 1144 jogos, 1124 gols (1956 a 1974)
Pela seleção
• 114 jogos, 95 gols (1957 a 1971)
Pelo Cosmos
• 108 jogos, 63 gols (1975 a 1977

* FIFA VERIFICA QUE REFORMAS DOS ESTÁDIOS ESTÃO ATRASADAS – A Fifa e o Comitê Organizador Local da Copa inspecionaram as obras dos estádios brasileiros que abrigarão os jogos do campeonato. Conclusão: nenhum deles estará pronto no final deste ano, como prometeu a presidente Dilma Rousseff em agosto do ano passado.

* BRASIL TERÁ SATÉLITE ESTATAL – A presidente Dilma deve assinar nos próximos dias decreto que autoriza associação entre Telebrás e Embraer para a produção do primeiro satélite estatal brasileiro. A produção do satélite vai custar R$ 720 milhões e será utilizado nas comunicações militares e para levar banda larga a todos os municípios do país. Hoje são 1200 cidades desprovidas de internet.

O aparelho deve estar no espaço em 2014. Hoje, as informações militares transitam por satélites privados.

* “BANDIDO TOGADO” É PROMOVIDO – O CNJ mandou aposentar compulsoriamente três desembargadores e sete juízes no Mato Grosso em 2010. Estavam envolvidos num esquema de desvio de recursos do Tribunal de Justiça de lá para uma loja maçônica de Cuiabá.

Nesta semana, o mesmo CNJ agiu na contramão das decisões anteriores e promoveu a desembargador o juiz Fernando Miranda Rocha, envolto em problemas disciplinares e na Justiça.

Eliana Calmon, que votou contra, sussurrou aos conselheiros que a acompanharam nos votos:

– Pronto! Agora vai se juntar aos outros bandidos que estão lá para tocar o horror.”

* STF TIRA GURGEL DA CPI – Roberto Gurgel, procurador-geral da República, não deve depor na CPI do Cachoeira. O STF impediu sua ida, alegando não haver razões para isto.

Em 2009, ele não abriu inquérito para investigar o envolvimento de políticos com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, durante a Operação Vegas, da Polícia Federal. Não investigou o senador Demóstenes Torres, ex-DEM. Pesa sobre ele suspeitas de prevaricação nas investigações que revelaram as primeiras ramificações políticas do esquema criminoso comandado por Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

* LULA QUER GURGEL NA CPI – O ex-presidente Lula ficou irritado com alguns setores do PT por descumprirem orientação dele de convocarem o procurador-geral da República Roberto Gurgel para depor na CPI mista do Cachoeirinha.

A estratégia é atacar Gurgel até o julgamento da quadrilha do mensalão, no Supremo Tribunal Federal. É o procurador quem fará a acusação.

Lula quer desacreditar Gurgel.

Os petistas recuaram por considerar pouco inteligente irritar o STF.

* DOAÇÃO AO AMIGO DO BICHEIRO – O grupo JBS-Friboi doou R$ 100 mil à campanha do deputado Carlos Alberto Lereia, PSDB-GO, amigo do bicheiro Cachoeira.

CAMPO GRANDE

* CETREMI – Nesta semana, pessoa ligada ao colunista da Enfoques desapareceu, ficando quatro dias fora de casa.

Com 72 anos, essa pessoa tem dificuldades para se localizar. Saiu e não conseguiu retornar.

Foi localizada por um popular que acionou o Cetremi – Centro de Triagem e Encaminhamento ao Migrante, órgão da Prefeitura Municipal de Campo Grande, que a recolheu e lhe deu alimento, abrigo e a reconduziu até sua residência.

O Cetremi oferece hospedagem, alimentação, higienização, orientação, encaminhamento à Rede Socioassistencial e desenvolvimento de ressocialização.

O órgão fica na Travessa Jornalista Marcos Fernando Hugo Rodrigues, s/nº, bairro Veraneio, e atende pelo 3341 2506.

ILUSTRADA

* OS LIVROS MAIS VENDIDOS NO BRASIL NA SEMANA PASSADA

Ficção
• Jogos Vorazes (Suzanne Collins), Rocco
• Em Chamas (Suzanne Collins), Rocco
• A Guerra dos Tronos (George R. R. Martin), Leya Brasil

Não ficção
• Guia Politicamente Incorreto da Filosofia (Luiz Felipe Pondé), Leya Brasil
• Para Sempre (Kim e Krickitt Carpenter), Novo Conceito
• A Carne e o Sangue (Mary Del Priore), Rocco

Autoajuda
• O que Realmente Importa (Anderson Cavalcante), Gente
• O X da Questão (Eike Batista), Primeira Pesoa
• É Tudo Tão Simples (Danuza Leão), Agir

(Fonte: revista Veja)

TECNOLOGIA

* O QUE OS BRASILEIROS MAIS ACESSAM NA WEB – Pesquisa desenvolvida pelo BOL nesta semana confirma que 41% dos brasileiros priorizam o acesso a e-mails na Web. Outros 36%, notícias; 19% as redes sócias e 4% buscam assuntos diversos.

FOCALIZANDO


* AS GERAÇÕES E SUAS CARACTERÍSTICAS

GERAÇÃO GREATEST (Nascidos entre 1901 e 1924). Idade hoje: 88 anos ou mais – Disciplinada, tinha aversão a riscos.

GERAÇÃO SILENCIOSA (Nascidos entre 1925 e 1942). Idade hoje: de 70 a 87 anos. Seguidores de regras. Desinteressados dos grandes temas do seu tempo.

GERAÇÃO BABY BOOMERS (Nascidos entre 1943 e 1960) Idade hoje: 52 a 69 anos. Contestadores, liberais e espiritualizados.

GERAÇÃO X (Nascidos entre 1961 e 1981). Idade hoje: de 31 a 51 anos. Pouco idealistas. Competitivos e individualistas.

GERAÇÃO Y (Nascidos entre 1982 e 2000). Idade hoje: 12 a 30 anos. Esperançosos, engajados indecisos.

GERAÇÃO Z (Nascidos a partir de 2001). Idade hoje: 11 anos ou menos. Ansiosos, ágeis e multitarefas.

(Editado a partir de matéria da revista Veja)

EVANGÉLICOS


* 66ª ASSEMBLEIA DA CONVENÇÃO BATISTA SUL-MATO-GROSSENSE – A Convenção Batista Sul-mato-grossense, órgão que congrega as igrejas batistas do estado, estará realizando a sua 66ª assembleia anual, nos dias 6 a 9 de junho. As reuniões serão nas dependências da Igreja Batista Memorial aqui de Campo Grande, na Rua 13 de Maio, 4418.

Na ocasião, acontecerá o 6º Congresso Espiritual da referida convenção.

* PASTORES BATISTAS DE MS REALIZAM PRIMEIRO CONGRESSO – Os pastores batistas de Mato Grosso do Sul estarão realizando seu primeiro congresso no dia 6 de junho, quarta-feira. Será no templo da Segunda Igreja Batista de Campo Grande, na Rua 26 de Agosto, 2005. Será das 9 às 17h.

Em suas preleções, terá o pastor Augusto Rodrigues, secretário geral da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, seccional fluminense.

* CARAVANA RESGATE NA IURD – O bispo Sérgio Corrêa, responsável pelos obreiros da Igreja Universal do Reino de Deus no Brasil, estará na catedral de Campo Grande no dia 20 deste mês. Ele conduzirá o evento “Caravana Resgate”, com início às 15h.

A intenção é trazer de volta todos aqueles que um dia estiveram na obra de Deus.

* TRIBO DE GADE – ”Tribo de Gade” é um grupo pertencente à Força Jovem Brasil, da Igreja Universal do Reino de Deus. Tem por objetivo levar os jovens a terem uma vida de comunhão com Deus.

Atua com esportes, cultura, dança, teatro e outras modalidades, procurando que os jovens tenham uma vida saudável, feliz, e que possam materializar todos os seus sonhos e objetivos.

Está aberto àqueles que desejam fazer amizades duráveis e terem uma vida de vitórias e comunhão com Deus.

Os que desejam participar do grupo, é só chegaram ao Cenáculo do Espírito Santo, da IURD, na Av. Mato Grosso, 921. As reuniões são nos sábados às 15h; domingos, às 14h30 e de segunda à sexta, às 19h.

Mais informações com Thales, pelo (67) 9132 8528 e Arideson, no 9235 2227.

* PASTORES DE ROCHEDO SERÃO HOMENAGEADOS – Os pastores evangélicos da cidade de Rochedo, 90 km de Campo Grande, serão homenageados no dia 9 de junho.

Todos os anos, no segundo domingo desse mês, comemora-se o Dia do Pastor.

O vereador Valdeci Nogueira, membro da igreja batista local, está conduzindo a realização do evento.

A “Enfoques” estará divulgando o encontro, após a sua efetivação.

* SHOW DA BANDA RESGATE EM CAMPO GRANDE – A Banda Resgate estará se apresentando no templo da Primeira Igreja Evangélica Batista de Campo Grande, na Rua 13 de Maio, 2647, no dia 31 de maio, a partir das 19h.

Os ingressos antecipados custam R$ 20 (entrada inteira) e R$ 10 para meia entrada. No dia, terão 25% de acréscimo. Estão sendo vendidos na Livraria Manancial.

* BLOG DO ARÃO E ELZI – Os irmãos Arão e Elzi Salgado, da Primeira Igreja Evangélica Batista de Campo Grande, estão com um blog inspirativo, onde mensagens esclarecedoras e estimulativas (escritas por eles) são postadas todas as semanas.

A última, do dia 25, intitulada “Você se permite medir com o metro humano ou com o metro de Deus?”, foca pessoas que deixam ou que deixaram de medir a si próprias com falsos conceitos adquiridos na vida e passam ou passaram a usar as determinações de Deus e venceram.

Acesse pelo http://araoeelzi.blogspot.com.br

* FAMÍLIA EM FOCO – É um programa evangélico do vereador assembleiano Herculano Borges, apresentado por ele na TV Guanandi, de segunda à sexta, às 13h30. Contatos: familiaemfoco@hotmail.com.

* LOUVORES DE JEOVÁ – É o programa radiofônico dirigido e apresentado pelo pastor Eli Rangel na Rádio Difusora Pantanal aos domingos, das 19 às 22 horas. Contatos com ele: 3042 0201.

* VIGÍLIAS DE ORAÇÃO – Na primeira Igreja Batista, todas as sextas-feiras, com início às 22h30. Na Rua 13 de Maio, 2647.

* SÍTIO – A Convenção Batista Cearense possui um sítio próximo a Fortaleza – o Sítio Batista Alberta Stwart – local aprazível e aconchegante. Plantado numa área de 10 há, possui infraestrutura para 300 pessoas, playground, dois campos de futebol, um de vôlei e piscina semi-olímpica.

Contatos: WWW.sitiobatista.xpg.com.br, convencaobatistace@hotmail.com e cbc21ce@gmail.com.

FRASES E CITAÇÕES

“Quando você está em oração, Deus luta por você.” (Missionária Emi Jaimes, de Campo Grande, no Facebook)

“Pessoas ousadas no reino de Deus agitam o coração de Deus.” (Pr. Ivonildo)

* ANIVERSARIANTES – Pr. Eli Souza Júnior (Igreja Batista Memorial, Campo Grande), Élida Finotto (Igreja Batista Imperial, Campo Grande) e Edna Andrade Almeida (Primeira Igreja Batista de Campo Grande), dia 7; Bem-hur Monteiro Ovando (São Paulo), dia 10, e pr. Mauro Clementino da Silva (Terceira Igreja Batista de Campo Grande), dia 12.

GENTE EM FOCO


* NEYMAR, O ARTILHEIRO DO SANTOS PÓS-PELÉ – O jogador Neymar, do Santos, se tornou nesta semana o maior artilheiro do clube pós-Pelé, com 106 gols. Pelé marcou 1124 no Santos, em 1144 partidas de 1956 a 1974. (Veja a matéria “Pelé, rei sempre rei”, na editoria Brasil, acima)

* LULA NA TV – O ex presidente Lula deverá aparecer na TV até o final deste mês. É a sua primeira aparição após o seu tratamento. Será no programa do Ratinho, no SBT.

* JOSÉ SARNEY – O senador José Sarney, que está no Maranhão se recuperando da cirurgia para implante de um cateter, deve retornar às suas atividades políticas amanhã.


* O CHARME DA SEMANA






Melissa Oshiro – É de Campo Grande. Formada em Direito pela UCDB. Poliglota, fala inglês, francês, espanhol, italiano e japonês. Escritora. Filha de Wilson e Ilka Oshiro.






VIDA POSITIVA


* VOCÊ É O RESPONSÁVEL POR TUDO QUE LHE ACONTECE

William Shakespeare escreveu em uma de suas peças no século 16: “A culpa de sermos inferiores, caro Brutus, não está em nossos astros, mas em nós próprios.”

Em seus escritos está claro que Shakespeare fez uso dessa força interior. Levantou-se muito acima do nível comum e ganhou para si um nincho imortal no panteão literário, através da libertação do poder criativo interior.

Sim, se você não é o que deseja e não está onde queria, é porque a culpa reside na sua própria pessoa.

Se você é tímido, indeciso, subalterno numa rotina que tem de seguir, a causa é você mesmo. Não culpe a “sorte”. Não culpe a sociedade. Não culpe o mundo. Culpe-se a si mesmo.

Mude de marcha. Saia da marcha lenta e entre em marcha acelerada. Comece por idealizar o que realmente deseja ser e você começará a se movimentar.

Nunca se esqueça de que a vida é uma proposta individual. Não importa o quanto às vezes você deseja transferir a responsabilidade dos seus pensamentos e dos seus atos a outros ou escapar das consequências de certas experiências em que se tornou envolvido. O fato é que você está vivendo em um mundo de causa e efeito. Um mundo em que na realidade nada acontece por acidente. Você, ninguém além de você, estabeleceu as causas, através do seu próprio pensamento, seja ele bom ou mau, das coisas que lhe acontecem.

Trabalhe com a sua própria pessoa, se quiser desenvolver uma força criadora interior, a fim de que ela possa realizar aquilo que você ambiciona.

Os homens e as mulheres afortunados são aqueles que têm visão; que sabem eliminar os seus medos e preocupações; que sabem permanecer calmos intimamente; que sabem manter o equilíbrio, sejam quais forem as circunstâncias; que sabem assumir atitude mental positiva e reter a estabilidade emocional mesmo sobre pressão.

Nunca repita que alguma coisa é impossível. Não importa, no momento, quão impossível lhe pareça. Não restrinja nem acorrente sua mente a pensamentos pequenos.

(Claude M. Bristol, no livro TNT – Nossa Força Inteior)

_______________________________________________

CITAÇÕES


“Nada neste mundo é tão poderoso como uma ideia cuja oportunidade chegou.” (Vitor Hugo)

“Executa todos os teus atos como se fossem o último da tua vida.” (Marco Aurélio)

“Deus ergueu a fronte do homem e o mandou contemplar o céu e levantar seus olhos para as estrelas.” (Ovídio)

PUBLICAÇÕES DIVERSAS


* FERNANDO NICOLAU, escritor, de Curitiba.

Eu não poderia ser hipócrita a ponto de não aceitar que o léxico de uma linguagem, não passe por transformações ao variar do tempo. Afinal, o léxico da linguagem acompanha-nos em todas ocasiões que vivemos.

De uma maneira muito resumida, entenda léxico como sendo o vocabulário, as palavras que a língua utiliza. As "palavras" nos acompanham em todos os lugares. E expressam nossos desejos, conforme o meio cultural, social, técnico ao qual estamos inseridos, recebendo influência dos mesmos. É compreensível que dentro de um hospital, por exemplo, sejam muito utilizados termos clínicos; ou que em uma grande obra arquitetônica, usem-se termos de engenharia.

E assim, a linguagem vai recebendo influências externas e se modifica com o passar do tempo. Isto é considerado evolução.
Porém, a nossa riquíssima Língua Portuguesa tem sido tosada. A grande vilã, é a internet, associada a rapidez em que vivemos. Palavra como "você", por exemplo, foi talhada para "vc". Palavra como "também", foi talhada para "tbm". E muitos outros exemplos poderiam ser mencionados.

Resultado este, desculpado pela falta de tempo do momento em que vivemos. Tudo bem, que vivemos em um momento de rapidez, que exige praticidade. Mas escrever assim, já é desrespeito à língua portuguesa.

Considero evolução, assimilação de novas palavras ao nosso léxico, como por exemplo, a adição da palavra "deletar", proveniente do estrangeirismo. Originalmente, a palavra é provinda de "delete", uma palavra norte-americana contida nos teclados atuais. "Deletar" já faz parte do léxico podendo ser encontrada no dicionário brasileiro.

(Fernando Nicolau)

DATAS COMEMORATIVAS DESTA SEMANA

13: Dia das Mães, Dia do zootecnista, Dia da fraternidade brasileira, Dia do automóvel, Dia da abolição da escravatura, Dia da estrada de rodagem; 14: Dia continental do seguro, Dia do segurador; 15: Dia do assistente social, Dia do gerente bancário, Dia do combate à infecção hospitalar, Dia internacional das famílias; 16: Dia do gari; 17: Dia mundial das telecomunicações; 18: Aniversário da cidade de Palmas, Dia internacional dos museus, Dia dos vidreiros; Dia de combate ao abuso sexual das crianças e dos adolescentes; 19: Dia da defensoria pública.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA PASSADA


7: Eli Souza Jr., Dayane Silva, Elida Finotto e Edna Andrade Almeida; 10: Sérgio Oliveira, Wilde Portella, Sandro Cabral, Bem-hur Monteiro Ovando, Paulo Roberto Gomes, Inez Costa e Marizia Anjos; 12: Fabiano Paula Camargo, Maravilha Azevedo, Mauro Clementino da Silva, Sebastião Seabra e Márcia Chiad; 13: Regina Monteiro, Fabiane Sato e Lia Mara Lima Dantas.

Nota: Os aniversariantes acima são amigos do colunista. Se você deseja registrar o seu aniversário, de um amigo ou parente, contate pelo e-mail ou twitter anunciados no final da coluna.

NOTAS E AGRADECIMENTOS

* AGRADECIMENTOS

• À Jussara Lanzellotti pelo convite para participar da exposição “Quadrinhos’51”, no Museu Belas Artes de São Paulo, aos sábados, durante três meses.

• À Gibiteca Henfil, pelo convite para participar da Oficina de HQs e Fanzines, no Centro Cultural de São Paulo, de maio a julho.

_________________________________________________

NOTAS: Esta coluna é publicada no Jornal da Cidade Online, Jornal Bandeirantes News e Facebook. Edição encerrada na sexta, 11, às 20h. Fatos relevantes que ocorram após este horário, serão abordados no Facebook, nos jornais e na próxima edição. Comentários sobre a mesma e contatos com o editor: ícone “Comentarios”, abaixo, e-mail cleidercleider@bol.com.br, twitter @cleidercleider ou Facebook.com/cleider.desouzacosta.

Cleider de Souza Costa

Um comentário:

Anônimo disse...

MUito legal, Helena! O Blog está "bombandooooooooooooooo" Rsrs... Beijos.