segunda-feira, 28 de maio de 2012

Coluna Referência por Cristiana Carneiro (27/05)

MERECIDO ABRAÇO - Dizem que a alegria de viver e ser feliz se conquista graças a três fatores: a saúde, a inteligência e a família. Aqui temos três gerações felizes, feito uma tocha viva e iluminada; ANA CECÍLIA, IDARA DUNCAN e a pequena notável CECÍLIA DUNCAN MACHADO, que na sexta-feira 24, completou 8 anos de vida ao lado de seus queridos familiares e amigos.

TRATAMENTO RESPEITOSO - O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, cobrou esta semana do colega espanhol, José Manuel García-Margallo, um tratamento “correto e respeitoso” aos brasileiros que chegam ao país – uma conduta condizente com a amizade e com o mesmo tratamento recebido no Brasil.

PROJETO DE LEI APROVADO - Os catadores de materiais reciclados serão incluídos na categoria de segurados especiais da Previdência Social. O projeto de lei que viabiliza a contribuição especial desses profissionais foi aprovado no dia 15 de maio, em caráter definitivo, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal (CAS). Agora só falta o projeto ser aprovado na Câmara dos Deputados para entrar em vigor.

VIVENDO E APRENDENDO - O ator Brad Pitt, que está em Cannes promovendo "Killing Them Softly", disse na quarta-feira à Agência Reuters que não pretende se arriscar na direção de filmes, como fez recentemente sua mulher, Angelina Jolie.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA – Feliz aniversário, e muitos anos de vida aos amigos aniversariantes da semana: Vany Gardini (29), Rinaldo Modesto (30), Firmino Teodoro da Silva (01), Idilce Bonato (01), Arnaldo Glagau (02) e Cristina Albuquerque (03).

FIQUE POR DENTRO QUE AGORA É LEI
A Lei de Acesso à Informação sobre o uso do dinheiro público trouxe preocupação para o Poder Legislativo quanto ao destino dos dados. A lei foi sancionada em novembro de 2011, com prazo de seis meses para entrar em vigor. Conforme o parlamentar, a legislação manda cumprir o que já está na Constituição Federal. De forma genérica, a lei possibilita que o cidadão tenha acesso, sem exigência de justificativa, a todas as informações do Poder Público. O sigilo, que antes era regra, passa a ser exceção, em casos como investigações da Polícia Federal ou dados fiscais. Desde último 16, a lei está em vigor.

#Conforme a lei, para obter um dado – como salário dos servidores, edital de licitação ou o custo de determinado órgão público com combustível – o primeiro passo é acessar a página na internet.

#Caso a informação não esteja disponível, o cidadão faz a solicitação, seja por meio eletrônico ou presencial. A administração pública tem prazo de 20 dias para encaminhar a resposta. O prazo é prorrogável por mais dez dias, mediante apresentação de justificativa.

#Se o órgão público não der a resposta, o responsável pode ser alvo de ação de improbidade administrativa. No âmbito do governo federal, o cidadão que ficar sem as informações solicitadas deve recorrer a CGU (Controladoria-Geral da União), que vai cobrar a resposta. Já no âmbito da administração estadual e municipal, a orientação é procurar o MPE (Ministério Público Estadual).
Um momento especial entre as irmãs Daniella e Graziela Castro, durantes os preparativos do casamento na Estância Havaí no início do mês. Daniella a noiva, entre risos e expectativas ao lado de Graziela, a irmã, feliz da vida e dando àquele apoio. Lindas e unidas!

SÓ PARA LEMBRAR E FICAR ATENDO: Lei Federal 9.605/98, art. 32 - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena será de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal. Denuncie ligando no 190, e a polícia é obrigada a fazer o Boletim de Ocorrência...!!

ASSIM FOI DITO E ESCRITO
"O bom da morte é que a gente nunca sabe quando ela vem. Você não sabe que dia você vai. Acho que não sou normal mesmo, porque não tenho medo de morrer. Vivi bem, sou feliz e fiz tudo o que quis." (Hebe Camargo, apresentadora).

“Detesto dizê-lo, porque é como gritar ´fogo´ num teatro cheio. Mas não há alternativa, Todas as soluções que se discutem não servem para remediar o desastre”, defendeu, numa entrevista à revista alemã revista “Der Spiegel”. ( Paul Krugman, Prêmio Nobel da Economia, que considera inevitável a saída da Grécia da zona euro, pois nenhuma das soluções até agora propostas é uma verdadeira alternativa).

"A pedra colocada em disciplina é o agente que te assegura firmeza na construção." (Emmanuel)

“O Brasil dorme hoje sem saber qual é o seu Código Florestal, qual o texto que vai ser alterado pela caneta da Dilma. A gente esperava que de fato o governo divulgasse alguma coisa, mas o que vimos foram apenas discursos para não dizer nada à sociedade”. (Márcio Astrini, coordenador do Greenpeace).

“Sempre estou fazendo coisas que não consigo. É assim que faço coisas”. (Pablo Picasso, pintor, escultor, tendo também desenvolvido o lado poeta).

"Quero que chegue logo o dia para a gente jogar. Por mim, poderia ser amanhã". (Atacante do Santos, Neymar, sobre sua ansiedade em participar da Copa Libertadores)

“Vamos tentar ser feliz, nem que seja só para dar exemplo”. (Jean-Louis Xavier Trintignant Xavier , ator do filme Amor, 81 anos, que ganhou o Palma de Ouro em Cannes neste domingo).

Simpáticos e elegantes: Monica e Ricardo Naban, um dos casais que apadrinharam os noivos Daniella e Leandro.

NA TERRA DO TIO SAM - este fim de semana, Neymar e o goleiro Rafael viajaram para os Estados Unidos, ao encontro dos companheiros da Seleção Brasileira. Em solo americano, o Brasil joga contra os Estados Unidos, depois encara o México e, por último, duela com a Argentina. O atacante completou 20 em fevereiro e já conta com mais de 100 gols, sendo considerado importante na disputa da Copa Libertadores.

A ESTRANHA VIDA DE STEVE JOBS - Apesar de oscilar entre o excesso de lacunas e o excesso de detalhe, a biografia oficial do fundador da Apple não deixa de ser fascinante. Jobs notabilizou-se como co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple. Com 700 páginas, a biografia do fundador da Apple Steve Jobs foi escrita por Walter Isaacson - o mesmo autor de biografias de Albert Einstein, Benjamin Franklin e Henry Kissinger. Com base em dezenas de entrevista, feitas a alguns dos primeiros funcionários de confiança da Apple, entre eles o co-fundador Steve Wozniak, O livro também conta com relatos de amigos de juventude, a perceiros e rivais de negócios, como Bill Gates.

PÉSSIMO - Há mais de uma década, a atualização das leis ambientais está em discussão no Congresso. Até então, a legislação vigente deixa 90 por cento dos agricultores na ilegalidade. Assim, o Brasil aguarda mais uma vez em grande expectativa, o que será feito com suas matas e florestas.

ÓTIMO - Nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a Confraria Apaixonados por Fusca, e já tem encontro marcado para acontecer no próximo 2 de junho, nos altos da avenida Afonso Pena.

CÍCERO ÁVILA - Em sua trajetória profissional, além de sua experiência como consultor de instituições privadas, destaca-se sua ampla atuação na área de Gestão de Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda, em organismos do poder público municipal e estadual. Na foto, registrado o abraço alegre e descontraído dos irmãos Cícero e Adriana, durante jantar de confraternização da Fundação de Trabalho (Funtrab).

VERDADE SEJA DITA - Desde a aprovação do novo Código Florestal na Câmara, organizações ambientalistas e movimentos sociais lideraram um movimento chamado "Veta, Dilma!", pedindo que a presidente derrubasse os pontos considerados mais críticos do projeto. Para alguns ambientalistas e outros especialistas entendidos no assunto, quaisquer que sejam os vetos apresentados nesta segunda-feira, não serão suficientes para melhorar a legislação ambiental. Também concordo! Mas entre o pior e o ruim – vamos ficando com o ruim mesmo.

NA VIDA – O amor de Deus é a maior força do mundo. Boa semana a todos e até a próxima!!

Cristiana Carneiro
Contato: e-mail cristiana@horizontems.com.br

Nenhum comentário: