domingo, 27 de maio de 2012

Cadastramento ao Cartão Nacional de Saúde é obrigatório para planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recebeu os números do Cartão Nacional de Saúde (CNS) de 31 milhões de consumidores gerados pelo Ministério da Saúde. Estes dados ficarão disponíveis para as operadoras a partir de junho de 2012. Desta forma, o Ministério da Saúde e a ANS concluíram a primeira etapa do cadastramento de beneficiários de planos de saúde no Sistema Cartão Nacional de Saúde.

Nesta primeira etapa do cadastramento foram processados dados de beneficiários do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB), da ANS, que passaram por um cruzamento de informações com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), base de dados da Secretaria da Receita Federal.

Os usuários não identificados nesse processamento serão cadastrados, posteriormente, pelas operadoras de planos de saúde. Esse é o tema da entrevista desta segunda-feira (28) com Flávia Cristina Robert Proença (foto), Diretora Jurídica da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) e Presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul), no Bom Dia Mega Notícias – Mega 94 FM, agendada para as 07h20min.

Além da sintonia da Mega 94 a entrevista pode ser acompanhada pela internet acessando o endereço eletrônico www.mega94.com.br.

Objetivo

Para o cidadão, a identificação via CNS possibilitará o registro eletrônico de saúde nas bases de dados dos hospitais públicos e privados, bem como nos planos de saúde, contribuindo para a continuidade qualificada da assistência à saúde recebida, independente do financiamento público ou privado. O uso do número do CNS por todos os cidadãos brasileiros é, também, uma estratégia para integrar os cadastros do SUS e da Saúde Suplementar, proporcionando melhorias na gestão da saúde no país, como facilitar o ressarcimento ao SUS.

Nenhum comentário: