domingo, 27 de maio de 2012

500 Milhas de Indianápolis: Em final espetacular, Franchitti vence

domingo, 27 de maio de 2012 - 16h24/Atualizado em: domingo, 27 de maio de 2012 - 16h48
Da Redação, com Lancepress
Em um final de prova espetacular, o escocês Dario Frachitti faturou as 500 Milhas de Indianápolis, com o australiano Scott Dixon na segunda colocação e o brasileiro Tony Kanaan em terceiro.

Kanaan chegou a assumir a ponta faltando 16 voltas para o fim. Após uma relargada sensacional, o brasileiro saltou da sexta colocação para a ponta. No entanto, houve outra bandeira amarela e o brasileiro perdeu a posição para os pilotos da Ganassi e ainda para o japonês Takuma Sato. Sato, no entanto, se empolgou e, ao tentar assumir a liderança a uma volta do fim, rodou e deixou o terceiro lugar para o brasileiro.

Franchitti, que largou na 16ª colocação, faturou pela terceira vez as 500 Milhas e igualou o número de vitórias do brasileiro Helio Castroneves e dos norte-americanos Bobby Unser e Johnny Rutherford. E para chegar ao tri, o escocês teve que superar um incidente no primeiro pit stop e resistir com sucesso na última volta a um ataque de Takuma Sato, que acabou batendo na curva 1. Com a suada vitória, o tricampeão da IndyCar, que está com 39 anos de idade, ficou a apenas um triunfo de igualar os recordistas Rick Mears, AJ Foyt e Al Unser.

Em relação aos demais brasileiros, Helio Castroneves terminou em décimo, seguido por Rubens Barrichello, e Bia Figueiredo foi a 23ª, após perder dez voltas devido a uma rodada.

A CORRIDA
Após a largada, o pole Ryan Briscoe manteve a liderança por apenas uma volta até James Hinchcliffe o ultrapassar. Helinho subiu de sexto para quinto, Kanaan de oitavo para sexto e Barrichello caiu de décimo para 14º. Briscoe recuperou a ponta logo na terceira volta, enquanto Tony passou Helinho na quinta. Na sexta volta, Hinchcliffe recuperou a ponta.

Na 14ª passagem aconteceu a primeira bandeira amarela após rodada do estreante Bryan Clauson. Todos os ponteiros decidiram fazer o primeiro pit stop. Na confusão dos boxes, Franchitti foi acertado por EJ Viso e perdeu posições. Na também confusa relargada, Briscoe e Marco Andretti passaram Hinchcliffe.

Logo depois, Andretti passou Briscoe e assumiu a liderança, para delírio da torcida. Após nova rodada de paradas em bandeira Verde, Andretti manteve a liderança, seguido por Dixon, que teve excelente pit stop, Hinchcliffe, Briscoe e Sato. Tony e Helinho caíram na classificação após pit stops mais lentos.

Na 63ª volta, Sato passou Briscoe e começou a descontar a diferença em relação aos líderes. Quem também crescia era Franchitti, que tinha excelente ritmo após o problema nos boxes. Também com um carro bem acertado, Dixon assumiu a ponta ao passar Andretti.
Em seguida, aconteceria o acidente mais forte da prova: após atropelar dois mecânicos nos boxes, Mike Conway saiu com a asa danificada e, na volta seguinte, rodou na curva 1, na frente de Will Power, que não conseguiu desviar. O carro de Conway quase capotou, no mesmo local onde teve um grave acidente em 2010. Apesar do impacto, eles não se machucaram.

A prova ficou sob bandeira amarela por sete voltas, da 80ª à 87ª volta, e, pouco depois da relargada, Bia Figueiredo rodou e bateu de leve no muro, causando nova intervenção do pace car.
Exceção feita à dupla da Ganassi, os líderes fizeram mais um pit stop. Com a janela diferente de paradas, Dixon e Franchitti ficaram nas duas primeiras posições, seguidos por Sato. Depois, o japonês assumiria a liderança.

A 55 voltas da bandeirada, Sebastian Saavedra parou seu carro e a bandeira amarela foi acionada de novo. Quem se deu mal foi Andretti, que havia feito o pit stop uma volta antes. Todos aproveitaram a nova entrada do pace car para entrar nos boxes e a classificação ficou: Sato, Franchitti, Dixon, Hinchcliffe, Wilson, Kimball, Briscoe e Kanaan.

Depois da relargada, Franchitti ultrapassou Sato a 48 voltas da bandeirada e Dixon veio na carona. Os dois pilotos da Ganassi, então, passaram a duelar pela ponta, com o japonês logo atrás. Mas, a 35 voltas do fim, nova bandeira amarela para a retirada do carro quebrado de Josef Newgarden.

Na volta dos boxes, Dixon, Franchitti e Sato mantiveram os três primeiros lugares. Enquanto isso, Kanaan era o sexto colocado, Barrichello o nono e Castroneves o décimo.
Depois de nova relargada, a 29 voltas do fim, Franchitti reassumiu a liderança, enquanto Wilson passou Sato e Kanaan pulou para quinto. Em seguida, Sato recuperou o terceiro lugar e Ed Carpenter começou a subir na prova, pulando de sexto para terceiro, até ser ultrapassado de novo por Wilson.

Na volta 180, Ed Carpenter rodou na curva 1 quando estava em quarto e quase foi acertado por quem vinha atrás. Por sorte, o americano não tocou em nada, mas a bandeira amarela foi agitada de novo.

A 16 voltas do fim, numa nova relargada confusa, Kanaan, que estava em quinto, surpreendeu a todos e assumiu a liderança. Na volta seguinte, ele foi ultrapassado de novo por Franchitti, mas deu o troco na abertura da volta 187. Foi quando Marco Andretti bateu e mais uma bandeira amarela foi agitada.

Mas a dupla da Ganassi não estava vencida e na relargada, Franchitti e Dixon passaram facilmente por Kanaan, que ainda acabou ultrapassado por Sato, caindo para quarto.

O neozelandês e o escocês continuaram se revezando na ponta, seguidos por Sato. O japonês partiu com tudo para cima de Dixon e assumiu a segunda posição a três voltas do fim e tentou passar Franchitti na volta final, mas acabou rodando e batendo, o que fez o escocês finalmente respirar aliviado e celebrar sua terceira vitória na Indy 500.

Classificação final das 500 Milhas

1º Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda), 200 voltas
2º Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda), a 0s0295
3º Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet), a 0s0677
4º Oriol Servià (ESP/Panther DDR-Chevrolet), a 2s9166
5º Ryan Briscoe (AUS/Penske-Chevrolet), a 3s6721
6º James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet), a 4s0962
7º Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda), a 4s2430
8º Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda), a 4s6056
9º Townsend Bell (EUA/Schmidt Hamilton-Honda), a 5s6168
10º Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet), a 7s6352
11º Rubens Barrichello (BRA/KV-Chevrolet), a 7s9240
12º Alex Tagliani (CAN/BHA-Honda), a 8s2543
13º Graham Rahal (EUA/Chip Ganassi-Honda), a 8s7539
14º J. R. Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet), a 11s3423
15º James Jakes (ING/Dale Coyne-Honda), a 13s4494
16º Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda), a 14s1382
17º Takuma Sato (JAP/Rahal Letterman-Honda), a 1 volta
18º Ernesto Viso (VEN/KV-Chevrolet), a 1 volta
19º Michel Jourdain Jr. (MEX/Rahal Letterman-Honda), a 1 volta
20º Sébastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet), a 1 volta
21º Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet), a 1 volta
22º Katherine Legge (ING/Dragon-Chevrolet), a 1 volta
23º Bia Figueiredo (BRA/AFS Andretti-Chevrolet), a 1 volta

Abandonaram:
Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet)
Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda)
Sebastián Saavedra (COL/AFS Andretti-Chevrolet)
Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet)
Will Power (AUS/Penske-Chevrolet)
Mike Conway (ING/A. J. Foyt-Honda)
Bryan Clauson (EUA/Fisher Hartman-Honda)
Wade Cunningham (NZL/A. J. Foyt-Honda)
Jean Alesi (FRA/Fan Force-Lotus)
Simona de Silvestro (SUI/Fan Force-Lotus)

Nenhum comentário: