domingo, 27 de maio de 2012

SP terá o primeiro hospital público para cães e gatos

BY FERNANDA BORGES
Os animais de São Paulo passarão a ter mais saúde. Isso porque a cidade terá o primeiro hospital público para cães e gatos do Brasil. A iniciativa é da Coordenadoria Especial de Proteção a Animais Domésticos, que foi criada nesta semana pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD).

A unidade hospitalar, que será instalada no Tatuapé, na zona leste da cidade, é fruto de um projeto do vereador Roberto Tripoli (PV). A cerimônia de formalização do projeto deve ocorrer na próxima semana.

Haverá um convênio entre a prefeitura e a Anclivepa-SP (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo), que será responsável pela administração do hospital. Lá, os animais receberão tratamentos médicos diversos e o mais importante: gratuitamente.

Bem-estar

Nesta semana o prefeito Kassab assinou um decreto que estabelece a criação da coordenadoria, que será responsável pela gerência do Probem (Programa Municipal de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos). A medida desvincula o serviço de proteção a animais na cidade do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Os recursos destinados ao órgão e aos programas de proteção aos animais domésticos serão provenientes do Tesouro Municipal e não do SUS (Sistema Único de Saúde). Ou seja, a verba está prevista no orçamento da cidade e não vai desfalcar a área da saúde dos humanos.

O Probem foi instituído oficialmente por meio de decreto, em 2 de julho de 2009,e transformou-se em lei municipal (nº 15.023) em 6 de novembro do mesmo ano. O objetivo principal é tratar do bem-estar dos animais, preparando-os também para adoção, e promover um trabalho de educação e conscientização da população.

Nenhum comentário: