sexta-feira, 25 de maio de 2012

VIII Semana dos Alimentos Orgânicos no MS

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove entre os dias 27 de maio e 3 de junho, em todo o País, a 8ª Semana dos Alimentos Orgânicos. A iniciativa conta com a parceria de várias organizações governamentais e não governamentais que compõem as Comissões da Produção Orgânica nas Unidades da Federação (CPOrgs). Neste ano, o tema da campanha, “Produto Orgânico, Melhor para a Vida de Todos e do Planeta”, é inspirado na Rio +20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro (RJ).

No Mato Grosso do Sul a programação da semana dos orgânicos será conduzida pela Comissão Estadual da Produção Orgânica (CPOrg/MS), que envolve vinte parceiros, sendo dez não governamentais e dez instituições governamentais: Sebrae, Embrapa, Unisol, Agraer, UCDB, Consad, Banco do Brasil, APOMS, Organoeste, Organocoop, Uniderp, Prefeitura de Campo Grande, SINPAF, ABPO, INCRA, UEMS, CRMV/MS, MR-Consultoria, MDA, SFA/MS – MAPA. A abertura do evento será às 08h00 da próxima segunda-feira (28) no Sebrae/MS, onde será servido um café da manhã para produtores, consumidores, imprensa e convidados.

Os destaques da programação no estado, será a Feira do Emprendedor, realizada pelo Sebrae em Dourados/MS, no período de 01 a 03 de junho no Pavilhão Teodardo Leitz (Douradão), e o Dia de Campo sobre adubação verde que a UEMS (Campus Aquidauana) estará realizando na quinta-feira (30) para aproximadamente mil alunos dos cursos de Técnico em Agropecuária, Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal e Mestrandos. O dia de campo será no próprio Campus, onde 42 alunos do curso de agronomia, sob a supervisão do Professor Eduardo, implantaram quinze campos demonstrativos de adubos verdes e aleaginosas com objetivo de prestar apoio técnico ao Programa Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Verdes (PBCAV/COAGRE/SDC/MAPA). As sementes de leguminosas foram doadas pela estação experimental de adubos verdes de Bandeirantes/MS, criada pelos técnicos da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário da SFA/MS e apoiada pela Coordenação de Agroecologia do MAPA.

Um dos objetivos do evento deste ano é proporcionar aos consumidores uma maior proximidade com produtos e informações sobre os sistemas orgânicos, que têm como base princípios agroecológicos. E é justamente nesse cenário de práticas que organizam a produção agrícola e preservam o meio ambiente que a campanha nacional pretende, mais uma vez, disseminar em larga escala os benefícios ambientais, sociais e nutricionais dos orgânicos para a população. “O principal foco da campanha é o consumidor. Neste ano buscamos mostrar como o produto orgânico pode contribuir para melhorar a vida de todos por meio de práticas sustentáveis. O consumidor ao escolher o produto orgânico estará apoiando os produtores e estimulando um sistema com mais justiça social e respeito ao meio ambiente”, ressalta Virgínia Lira, Fiscal Federal Agropecuário da Coordenação de Agroecologia (Coagre). No Mapa, o setor é responsável pelas ações de desenvolvimento da agricultura orgânica, como a promoção, o fomento, a elaboração de normas e a implementação de mecanismos de controle, no Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC).

É importante ressaltar que, ao optar pelos orgânicos, o consumidor leva para casa um produto saudável, proveniente de lavouras que não utilizam agrotóxicos ou materiais sintéticos. Além disso, a atitude contribui para o fortalecimento de formas de cultivos e de técnicas agropecuárias e agroindustriais, nas quais se buscam promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental, preservando a biodiversidade do planeta. Essa consciência do consumidor é um dos fatores que ajuda a aumentar o número de produtores orgânicos, em grande parte agricultores familiares responsáveis diretamente pelo manejo e trato da terra e pelo cuidado na preservação de outros recursos naturais, como a água.

Na edição deste ano, as atividades serão realizadas em 26 estados e no Distrito Federal. Por meio das Comissões de Produção Orgânica, a campanha beneficiará consumidores, agricultores e técnicos envolvidos com a produção orgânica. Durante os oito dias de evento, os participantes poderão conhecer detalhes e aprender técnicas de cultivo desses alimentos por intermédio de seminários, dias de campo, oficinas e cursos. Também será possível conferir o sabor de alguns produtos em degustações de orgânicos. A programação, definida de acordo com as necessidades de cada região, ainda contempla palestras, atividades pedagógicas, debates, exibição de vídeos e atividades culturais.

Informações: SFA/MS – Rua Dom Aquino 2696 – Centro – Campo Grande/MS – Fone: 3041-9300 - 3041-9369

Fonte: COAGRE/MAPA

Nenhum comentário: