domingo, 27 de maio de 2012

Jobim nega que Lula tenha tentado adiar julgamento do mensalão

O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim desmentiu que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva tenha tentado adiar o julgamento do mensalão pressionando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. "O quê? De forma nenhuma, não se falou nada disso (...) O Lula fez uma visita para mim, o Gilmar estava lá. Não houve conversa sobre o mensalão", disse Jobim.

A denúncia partiu de uma reportagem publicada pela revista "Veja" deste sábado relatando que o ex-presidente se reuniu com Mendes no escritório de Jobim. No encontro, Lula teria lhe garantido proteção na CPI do Cachoeira, caso as investigações dos desvios de verba praticados durante seu governo fossem proteladas.

Gilmar e o senador Demóstenes Torres (sem partido, GO), flagrado por gravações telefônicas da Polícia Federal em negociatas com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, são parceiros políticos. Segundo a "Veja", Lula teria ressaltado que julgar o caso do mensalão este ano seria "inconveniente".

Além disso, a reportagem revela que Gilmar foi questionado por Lula sobre uma viagem feita por ele a Berlim e paga supostamente por Cachoeira. O ministro do STF confirmou a conversa e se mostrou "perplexo" com a proposta. A assessoria do ex-presidente disse que ele não vai se pronunciar.

Reportagem da "Veja" acusa Lula de querer adiar investigações do mensalão

Nenhum comentário: