quinta-feira, 24 de maio de 2012

Fifa revela que 84 jogadores morreram em campo nos últimos cinco anos

A Fifa revelou nesta quinta-feira, dia 24, durante o congresso em Budapeste, Hungria, que 84 atletas morreram em campo nos últimos cinco anos. Os dados fazem parte do relatório feito pela Comissão Médica da entidade máxima do futebol. As informações foram coletadas de 129 federações das 208 associadas à Fifa.

O relatório é considerado o ponto de partida para prevenir futuras mortes em campo. A Comissão já está tomando novas medidas para reduzir o número das fatalidades. “A partir de agora cada membro associado terá que registrar este tipo de incidentes e nos informar para que possamos analisar quais são as patologias por trás das mortes”, explicou o professor Jiri Dvorak, médico-chefe da Fifa.

A entidade também passará a ser mais rigorosa quanto à necessidade de haver desfibriladores nos estádios de futebol. Segundo a estatística apurada pela Fifa, apenas 55% dos jogos de alto escalão contam com o aparelho médico. Em treinos de clubes, o número cai para 28%. O controle médico feito pelo órgão máximo do futebol mundial só foi aumentado após a morte do camaronês Marc-Vivien Foé, durante a Copa das Confederações de 2001.

Nenhum comentário: