domingo, 27 de maio de 2012

Webber ganha, Fórmula 1 tem começo inédito e Alonso lidera

O australiano Mark Webber (Red Bull) venceu o Grande Prêmio de Mônaco, realizado na manhã deste domingo. Desta forma, o Mundial-2012, agora liderado pelo espanhol Fernando Alonso (Ferari), tem seis ganhadores diferentes nas seis primeiras etapas, algo inédito desde a criação da Fórmula 1, em 1950.

Em 1983, ano em que o brasileiro Nelson Piquet foi campeão, as cinco primeiras provas tiveram vencedores diferentes. Nesta temporada, o britânico Jenson Button (McLaren), o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), o alemão Nico Rosberg (Mercedes), o alemão Sebastian Vettel (Red Bull), o venezuelano Pastor Maldonado (Williams) e Webber quebraram o recorde.

Em um começo de campeonato marcado pelo equilíbrio, Alonso detém a liderança isolada com 76 pontos ganhos depois de terminar a prova deste domingo no terceiro lugar. Com os mesmos 73 pontos, Mark Webber e o alemão Sebastian Vettel (Red Bull), quarto lugar em Mônaco, completam o grupo dos três primeiros.

Os dois brasileiros não conseguiram brigar pelas primeiras posições de forma efetiva em Mônaco, mas terminaram na zona de pontuação. Felipe Massa (Ferrari) ficou em sexto, seu melhor resultado e 2012, e Bruno Senna (Williams) acabou em 10º. A próxima etapa do campeonato é o Grande Prêmio do Canadá, no dia 10 de junho.

A prova - A largada do Grande Prêmio de Mônaco foi tumultuada. Depois de tentar atacar o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), o francês Romain Grosjean (Lotus) tocou no alemão Michael Schumacher (Mercedes) e ficou atravessado na pista. O venezuelano Pastor Maldonado (Williams) também se envolveu e acabou fora.

Os dois representantes do Brasil conseguiram evitar a confusão na largada e aproveitaram para ganhar algumas posições. Depois de começar na sétima colocação, Felipe Massa (Ferrari) saltou para o quinto lugar, à frente do alemão Sebastian Vettel (Red Bull), enquanto Bruno Senna (Williams) foi do 13º para o 10º posto.Sem alterações nas três primeiras posições, o australiano Mark Webber (Red Bull) passou a liderar a prova, seguido pelo alemão Nico Rosberg (Mercedes) e pelo britânico Lewis Hamilton (McLaren). Com a confusão protagonizada por Grosjean, Alonso ficou com o quarto posto e Schumacher caiu para oitavo.

Massa chegou a imprimir um ritmo mais forte que Alonso em alguns momentos, mas não conseguiu atacar o espanhol. Em meio a previsões de chuva, os principais candidatos à vitória iniciaram a rodada de pit-stops por volta da 28ª volta, apesar de estarem com pneus supermacios.

Em um bom trabalho da Ferrari, Alonso voltou à pista na frente de Hamilton. Para economizar pneus para a corrida, Vettel nem sequer participou da última etapa do treino classificatório. Com o 10º lugar do grid, ele largou com pneus macios, ficou na pista até a 46ª volta e retornou dos boxes no quarto lugar.

Dono de cinco vitórias em Mônaco, Schumacher chegou a sonhar com um novo triunfo depois de fazer a pole position, apesar da punição de cinco posições no grid. No entanto, a prova foi melancólica para o alemão desde o início, já que ele acabou tocado por Grosjean na largada e abandonou na 65ª volta.

A chuva, esperada desde o primeiro terço da corrida, finalmente atingiu o circuito na 66ª volta, de forma leve e por pouco tempo. Os carros se aproximaram uns dos outros, mas não houve qualquer mudança de posição entre os líderes, com Webber cruzando a linha de chegada à frente de Alonso e Rosberg.
Gazeta Esportiva

Nenhum comentário: