domingo, 20 de maio de 2012

Rubinho busca experiência para 500 Milhas 2012

Rubens Barrichello deverá ter uma das experiências mais surpreendentes de sua vida no domingo, 27 de maio. Depois de 19 anos correndo na Fórmula 1, o mais experiente piloto brasileiro da atualidade estará diante de um desafio novo: correr em um circuito oval da Fórmula Indy pela primeira vez. E não será em um oval comum, mas simplesmente no Circuito de Indianápolis. No domingo em questão, Barrichello disputará as 500 Milhas de Indianápolis.

A 96ª edição da corrida será a quinta etapa da temporada da Indy em 2012, e a primeira prova do ano fora de um circuito misto. E mesmo diante de tanta experiência, Rubinho chega ao mitológico "brickyard" como um novato. E para evitar problemas, em 7 de maio, o ex-piloto de Jordan, Stewart, Ferrari, Honda, Brawn e Williams na F1 passou por testes de aprendizado no Texas Motor Speedway, localizado em Fort Worth.

"Eu agora começo uma fase que eu não sei o que esperar", disse Barrichello após a São Paulo Indy 300, última prova antes das 500 Milhas. "Estou positivo, quero muito conhecer. Tenho aqui meu 'coach' Tony Kanaan, que poderá sentar no meu carro. Ele vai sentar no meu carro no Texas e dar dez voltas. É como criança: dá uma voltinha e pode ir", completou, na ocasião.

No dia 10, Barrichello conseguiu o quarto tempo no Programa de Orientação de Novatos em Indianápolis, sendo aprovado com a marca de 42s039 na melhor de suas 83 voltas. Satisfeito com o desempenho, Barrichello elogiou o "grande professor" Kanaan e agradeceu à organização da categoria "por ter essa iniciativa de orientar os novatos".

Na programação para as 500 Milhas, os pilotos inscritos na temporada regular participam dos treinos livres, que são seguidos pelo Pole Day no dia 19 - aí, as 24 primeiras colocações do grid estarão definidas. No Bump Day do dia seguinte, os outros pilotos inscritos disputarão as nove posições restantes do grid de largada, formando a lista dos 33 nomes que concorrem à vitória. No dia 25, acontecem o Carb Day, o Pit Stop Challenge e os últimos treinos livres.

Mesmo sem correr na configuração oval de Indianápolis, Rubinho - que correu no traçado misto do circuito com a Fórmula 1 entre 2000 e 2007 - esbanja empolgação com o desafio. "Eu vou sentar em um carro, em uma situação na qual eu não tenho ideia de como pode ser. Tenho certeza de que vou gostar, porque sempre fui fã de curva de alta velocidade", disse o vencedor do GP dos Estados Unidos de F1 de 2002, em Indianápolis, com a Ferrari.

No entanto, não faltará companheiros dispostos a ensinar a Barrichello o caminho das pedras. As 500 Milhas de Indianápolis de 2012 terá pelo menos cinco nomes com relevantes passagens pelas duas categorias: Mike Conway (AJ Foyt, ex-piloto de testes da Honda), Dario Franchitti (Chip Ganassi, esteve perto da Jaguar), Justin Willson (ex-Minardi e Jaguar, atualmente na Dale Coyne), Sebastien Bourdais (ex-Toro Rosso, hoje na Dragon) e Takuma Sato (Rahal-Letterman, ex-Jordan, BAR e Super Aguri).

Após a São Paulo Indy 300, na qual foi terceiro colocado, Sato relembrou seu próprio debute nos ovais, quando viver uma experiência "completamente diferente" e "muito especial". "Achei que não conseguiria, mas o engenheiro me ajudou", disse ele, que pilotava pela própria KV Racing quando estreou na Indy em 2010. "No primeiro dia, olhei o carro para dirigir no oval e fui acelerando gradualmente", completou.

Agora, caberá a Rubens Barrichello mostrar em Indianápolis como anda sua adaptação à Fórmula Indy e, principalmente, aos circuitos ovais. O primeiro passo será dado no Pole Day, para tentar buscar um bom resultado no mais importante evento automobilístico dos Estados Unidos. Embalado pelos bons resultados (terminou entre os dez primeiros nas três última corridas), Barrichello quer reforçar o otimismo que mostrou após o 10º lugar em São Paulo.

"Não tenha dúvida de que essa, com Indianápolis, são as duas (emoções) mais fortes do ano", declarou Barrichello, após a prova brasileira, ainda na sala de entrevistas coletivas do Circuito do Anhembi.

Por: Emanuel Colombari e Henrique Moretti (Terra)

Nenhum comentário: