quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cultivo de orquídeas é tema de curso em Bela Vista

Senar/MS capacita produtores da região, oportunizando renda e conhecimento

A partir desta terça-feira (23), o Serviço de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul - Senar/MS promove até o dia 24 de agosto, o Curso de Cultivo de Orquídeas, em um assentamento localizado a 45 km do centro da cidade de Bela Vista. Em parceria com o Sindicato Rural da cidade, serão oferecidas aos apreciadores da espécie floral, técnicas direcionadas ao cultivo. A capacitação tem objetivo de compartilhar de informações e técnicas pertinentes à realidade rural.

Segundo Evaldo de Souza Nascimento, mobilizador ligado a este projeto caracterizado por um caráter social, o aprendizado se faz urgente e surge para atender à demanda de geração de renda para as 160 famílias que residem no local. O público-alvo são mulheres e homens que já cultivam vários tipos de orquídeas, mas que desconhecem aspectos práticos de manejo e de manutenção da planta.

O curso tem carga horária de 32 horas e disponibiliza 15 vagas para aqueles que desejam cursá-lo. O pré-requisito é que os interessados sejam leitores alfabetizados, maiores de 16 anos. Nascimento informa que as técnicas orientadas ao longo do aprendizado, são diversas. Os participantes serão instruídos, entre outras coisas, sobre o processo de identificação das principais variedades de orquídeas, sua classificação científica, bem como a adubação necessária ao seu cultivo.

A parte técnica do curso contará com o apoio do educador Sérgio Ostetto, proprietário da Ostetto Orquídeas e, também, idealizador do ‘Orquidário Ambulante’, que leva a vários pontos do Estado do Mato Grosso do Sul, exposições de orquídeas cultivadas. As orquídeas são flores apreciadas por muitos, e, segundo Ostetto, são campeãs de vendas em lojas do tipo, visto que essa espécie de flor é muito procurada e está se tornando cada vez mais popular devido ao aumento da produção e de produtores em todo o mundo.

Ministrado em uma área de assentamento rural, o curso conta com participantes oriundos de diversos lotes dedicados à agricultura e pecuária. “São pessoas que buscam formas de exercer atividades que possibilitem a complementação de renda e a melhoria de cultura, além da prática para manutenção ou incrementação do cultivo”, finaliza o mobilizador do curso, Evaldo de Souza Nascimento.

Sobre o Senar - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA. Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

O Senar está presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado. Para mais informações, acesse: www.senarms.org.br.

Sato Comunicação - Marcele Aroca e Luciele Seibel
(67) 3042.0112 / 9254-8807

Nenhum comentário: