quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tucanos entram com representação contra Gleisi e Lula

O senador Aloysio Nunes Ferreira e o deputado federal Duarte Nogueira, ambos do PSDB, pediram que o Ministério Público abra inquérito civil e criminal contra o ex-presidente Lula e a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil). A representação para investigar os pedidos foi apresentada na terça-feira, dia 30, à Procuradoria-Geral da República (PGR). Eles apontam a suspeita de crimes de improbidade administrativa e peculato.

Os tucanos dizem que Gleisi deve ser investigada devido à demissão da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), onde ocupou o cargo de diretora. Ela recebeu indenização de R$ 41 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para então concorrer ao Senado, em 2006.

Ferreira e Nogueira alegam no documento que a demissão causou prejuízo aos cofres públicos, uma vez que a exoneração era pré-requisito para a atual ministra se candidatar ao Senado. Além de Lula, que os parlamentares dizem que tinha a responsabilidade de demitir e nomear diretores de estatais, a representação também pede abertura de inquérito contra o diretor-geral da hidrelétrica, Jorge Samek.

Nenhum comentário: