quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Contrariando previsão, cai investimento no Minha Casa, Minha Vida

Informações divulgadas pelo Ministério do Planejamento, nesta quinta-feira, apontam para uma queda na parcela de fundos destinada ao programa habitacional do governo Minha Casa, Minha Vida, destinado a população de baixa renda. A previsão, entretanto, era que os investimentos neste setor subissem cerca de 8,3%, marcando R$ 165 bilhões.

Os novos números publicados pelo governo mostram um valor de R$ 11,08 bilhões destiados ao Minha Casa, Minha Vida em 2012. Este valor aponta uma queda de 12,96% com relação ao previsto para 2011, que acumula R$ 12,73 bilhões. Esses valores são comportados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

Segundo a secretária de Orçamento Federal, Célia Correa, o governo pretende recompor futuramente em R$ 5 bilhões o orçamento de 2011 no programa de habitação do governo. Esses recursos teriam sido cortados em fevereiro de 2011, quando foi anunciado um corte de R$ 50 bilhões em gastos públicos.

A expectativa de Célia é de que os valores apontados sejam transferidos para o orçamento referente a 2012, o que diminuiria os gastos do próximo ano e reergueria a capacidade do programa.

Nenhum comentário: