domingo, 28 de agosto de 2011

Vettel vence GP da Bélgica e dispara na liderança do Mundial de pilotos

Sebástian Vettel venceu mais uma corrida na temporada 2011 e disparou na liderança do Mundial de pilotos. O atual campeão não sabia o que era vitória há três provas, mas desta vez no GP da Bélgica, o alemão voltou a ganhar e chegou aos 259 pontos na competição. Mark Webber ficou em segundo e completou a dobradinha da RBR, enquanto que Jenson Button fechou o pódio na terceira colocação. O brasileiro Felipe Massa terminou no décimo lugar e somou um ponto na classificação. Já Bruno Senna e Rubens Barrichello acabaram em 13° e 16°, respectivamente.

Com autoridade de atual campeão, Vettel chega a sétima vitória

Na largada do GP da Bélgica, Sebástian Vettel conseguiu manter a ponta e Nico Rosberg surpreendeu e pulou do quinto para o segundo lugar. Só que antes de completar a volta, o piloto da Mercedes ainda passou o atual campeão e líder do Mundial de pilotos. O brasileiro Bruno Senna que largou em sétimo tocou em Alguesuari e caiu para a 14° posição. Na segunda volta, o brasileiro foi para o boxes devido ao carro ficar danificado. Na terceira volta, o alemão da RBR deu o troco em Rosberg e assumiu a primeira colocação.

Na quinta volta, Feipe Massa que estava em terceiro tentou ultrapassar Rosberg, mas errou e Alonso e Hamilton o o deixaram para trás. Na volta seguinte, Vettel foi para os boxes e o piloto da Mercedes foi para ponta até ser ultrapassado por Alonso e Hamilton. Após as paradas nos boxes da maioria dos pilotos, o alemão da RBR retornou para ponta. Na volta de número 13, Lewis Hamilton bateu após se tocar com Kobayashi, abandonou a prova e o Safety Car entrou na pista. Alonso assumiu a liderança, com Mark Webber em segundo e Vettel em terceiro. Na saída do carro de segurança, Vettel deixou o companheiro de equipe para trás e em seguida ainda ultrapassou o espanhol para voltar a liderança da prova.

Na metade do total de 44 voltas da corrida, Rubens Barrichello brigava para ficar na décima posição em disputa acirrada com Perez e Maldonado. Enquanto Felipe Massa estava em quinto e Bruno Senna ia pela terceira vez para os boxes, desta vez para trocar os pneus. Na 32° volta, após a parada nos boxes dos primeiros colocados, Jenson Button assumiu a ponta. Só que Vettel se recuperou e ultrapassou o inglês para retornar para o primeiro lugar. Os seis melhores colocados em ordem no momento eram Vettel, Alonso, Webber, Btton, Rosberg e Schumacher. Entre os brasileiros, Massa era o 11°, Rubinho o13° e Senna o 14°.

Mark Webber ultrapassou Fernando Alonso na 37° volta e ficou na segunda posição. Em outra disputa de posições foi a vez de Massa entrar na zona de pontuação com a 10° lugar. Na volta de número 41, Barrichello tocou em Kobayashi, danificou o carro, foi para os boxes e acabou em 16°. Na volta seguinte, Alonso perdeu a terceira colocação após ser ultrapassado por Jenson Button. Já Vettel seguiu com tranquilidade para vencer a sétima corrida na temporada.

Confira o resultado final do GP da Bélgica:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 44 voltas em 1h26m44s893
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 3s741
3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 9s669
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 13s022
5 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 47s464
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 48s674
7 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 59s713
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1m06s076
9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 1m11s917
10 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1m17s615
11 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m23s994
12 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m31s976
13 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - a 1m32s985
14 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 1 volta
15 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 1 volta
16 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
17 - Jerome d'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 1 volta
18 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 1 volta
19 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 1 volta

Não completaram:

Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 17 voltas/mecânico
Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - a 31 voltas/mecânico
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 32 voltas/acidente
Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 38 voltas/asa traseira
Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 44 voltas/acidente

Nenhum comentário: