segunda-feira, 11 de abril de 2011

FHC analisa 100 dias de governo Dilma e diz que presidente é "quase bonachona"

ABrFernando Henrique se diz "aliviado" com estilo de Dilma













O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez uma análise dos primeiros cem dias de governo de Dilma Rousseff, em entrevista ao “Poder Online”. Segundo ele, Dilma abandonou sua imagem de “carrancuda e autoritária”, muito comentada durante a campanha, e assumiu uma postura de “senhora quase bonachona, embora cortante quando necessário”.

Segundo ele, o que mais se nota desde a mudança de governo é a substituição do estilo “popular-tonitruante” de Lula pela fala “tecnocrática-comedida” de Dilma. Mostrando simpatia pela atual presidente, FHC disse que a oposição deve ter um tom menos agressivo com ela, “o que ajudará a melhorar nossos costumes políticos”.

O ex-presidente disse, no entanto, que embora o “estilo de governar” cause nele alívio, com “menos piruetas verbais, menos escorregões retóricos que levam a opiniões superficiais e mesmo absurdas, do que as que ouvíamos no passado recente”, a substância política ainda se assemelha à de Lula, e citou o caso da troca de presidência na Vale. "O caso da Vale mostra que continua a tendência à ingerência do governo em matéria econômica que não lhe diz respeito."

Nenhum comentário: