sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Horta e leite são temas de Circuito Rural em Dourados

Com a proposta de difundir tecnologias e levar informações sobre a produção de hortaliças e leite, através de dias de campo em pequenas propriedades do Estado, o Circuito Rural Tecnologia no Campo, do Sebrae, estará neste sábado, 27 de agosto, em Dourados. O evento será no Assentamento Agrovila Formosa, que fica a 45 quilômetros da cidade.

Durante os encontros, os participantes recebem informações sobre gestão ambiental e do negócio, administração, pontos de controle, uso racional dos recursos, aproveitamento e destinação de resíduos. São quatro turmas por dia, que acontecem das 8h30 às 17 horas.

Entre os temas discutidos nas oficinas direcionadas à atividade leiteira estão o manejo nutricional e sanitário; a qualidade do leite; o manejo da ordenha, o controle da produção leiteira e o controle reprodutivo do animal.

Já nas turmas sobre horta serão demonstradas tecnologias de aplicação fácil em olericultura, manejo nutricional (solo e planta), de pragas e doenças, procedimentos de colheita e pós-colheita; planejamento de produção e rastreabilidade.

O Circuito percorrerá, entre os meses de agosto e novembro, 27 municípios do Estado, com patrocínio da Seprotur. A expectativa de atendimento, segundo o técnico do Sebrae que coordena o Circuito, Carlos Eduardo Cordeiro, é de dois mil produtores rurais.

A ação está dividida em cinco rotas pelo Estado e já esteve em Maracaju e Sidrolândia, Na próxima semana estará em Caarapó (29), Aral Moreira (31) e Ponta Porã (2/09). O próximo grupo será visitado a partir do dia 12 de setembro. O término do Circuito Rural está previsto para 25 de novembro.

Também fazem parte do Circuito as cidades de Três Lagoas, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Itaquiraí, Mundo Novo, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Bandeirantes, Rio Negro, Coxim, Sonora, Nioaque, Bonito, Bodoquena, Porto Murtinho, Selvíria, Aparecida do Taboado, Inocência, Chapadão do Sul e Costa Rica.

Em Dourados, o evento tem o apoio da prefeitura municipal. Os interessados em participar deverão fazer a inscrição, sem custo, no local de realização do dia de campo, que será no assentamento Agrovila Formosa, Sítio Pérola, lote 11.

Mais informações no 9962-1662.

Nenhum comentário: