segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nova vacina pode tratar pessoas portadoras do HPV

Pesquisadores da USP desenvolveram uma vacina para tratar pessoas infectadas com o vírus HPV, que pode causar tumores de colo do útero, cabeça, pescoço, ânus e pênis. O antídoto age em tumores e lesões pré-cancerosas causadas pelo vírus. As vacinas já existentes serviam apenas para impedir que as pessoas se infectassem.

Os testes iniciais foram feitos em roedores, mas já existem planos de que sejam feitos estudos clínicos em humanos, daqui a um ano e meio, no Hospital das Clínicas em São Paulo.

De acordo com o professor da USP e chefe do laboratório de desenvolvimento de vacinas da universidade, Luís Carlos Ferreira, "A vacina conseguiu reverter em 100% as lesões e os tumores com só uma dose. Ele afirma que será possível produzir a vacina a um custo menor do que o da atual, que sai por R$ 900".

Max Mano, professor-assistente de oncologia da USP e médico do Icesp (Instituto do Câncer Octavio Frias de Oliveira), acredita que este seja um grande passo para o tratamento do câncer em geral, mas ressalta que o que funciona em animais pode não ter a mesma eficácia em humanos.

Nenhum comentário: