Técnicos da Agraer afirmam que aumento nas contratações foi de quase 100% em relação à safra 2009/2010
O município de Itaquiraí apresentou resultados significativos na contratação de crédito pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na safra 2010/2011, com crescimento de quase 100% em relação à safra 2009/2010.
No total, foram liberados para os agricultores familiares do município na última safra, R$2.273.000,00 mi através do Pronaf, com a operacionalização de 300 contratos de crédito para projetos de custeio e investimento.
O engenheiro agrônomo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) de Itaquiraí, Paulo Machado Lobo explica que, dentre os fatores que contribuíram para o aumento na contratação de crédito no município destaca-se o aumento do poder aquisitivo dos produtores e uma melhor organização entre eles, além do fortalecimento das ações de assistência técnica e extensão rural prestadas pela Agraer; da melhoria na capacidade operacional e gerencial do Banco do Brasil no município e o engajamento da prefeitura facilitando a operacionalização do crédito entre banco e produtor através do Canal Facilitador de Crédito (CFC). “Este aumento expressivo do crédito só foi possível devido à ação articulada entre as várias
instituições que atuam no desenvolvimento rural do município como a Agraer, Banco do Brasil, associações de produtores e prefeitura municipal”, destaca Lobo.
O engenheiro agrônomo destaca ainda o empenho e a responsabilidade da Agraer na elaboração dos projetos reforçando que para cada projeto elaborado, há o acompanhamento de um técnico da agência, que visita a propriedade e elabora um plano de desenvolvimento para ela. “Assim os investimentos são melhores aplicados, fazendo com que o projeto de crédito promova realmente o desenvolvimento e o aumento da renda do agricultor familiar”, conclui Lobo.
Assessoria de Comunicação Agraer
Jornalista responsável: Carina Borges
Contato: (67) 3317-5166
Nenhum comentário:
Postar um comentário