sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Seminário da agricultura familiar vai discutir políticas para o setor em Minas Gerais

Mais de 30 entidades participam do evento em Belo Horizonte

BELO HORIZONTE – A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) – por intermédio da Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF) – e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea) irão realizar o I Seminário da Agricultura Familiar de Minas Gerais, no período de 29 a 31 de agosto, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. A abertura oficial do evento será às 8h30 do dia 29 (segunda-feira).

O objetivo do seminário é analisar a conjuntura da agricultura familiar no Estado para a construção de estratégias e políticas públicas para o fortalecimento do setor. O evento terá a participação de mais de 30 entidades que congregam agricultores familiares de Minas Gerais, além de representantes do governo federal.

No seminário serão discutidos os seguintes temas: o papel da agricultura familiar no desenvolvimento rural sustentável; políticas públicas para povos e comunidades tradicionais; ações para o fortalecimento da agricultura familiar em Minas Gerais na visão da sociedade civil; e propostas governamentais para o fortalecimento do segmento, entre outros. O público esperado é de 300 pessoas.

Números da agricultura familiar

A agricultura familiar tem participação efetiva na produção alimentos em Minas Gerais. Ela responde por 45% da produção de leite, 47 % da produção de milho, 32% de café e feijão; 83% de mandioca e 44% da produção de arroz. Em todo o Estado, são 437.415 propriedades de agricultora familiares, o que representa 79% de todos os estabelecimentos rurais em Minas.

No início deste ano, o Governo de Minas criou a Subsecretaria de Agricultura Familiar, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A subsecretaria tem a atribuição de planejar, coordenar, promover e avaliar as políticas, os programas e as ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, dos empreendimentos familiares rurais e do abastecimento alimentar em Minas Gerais.

Serviço:
Abertura do I Seminário da Agricultura Familiar de Minas Gerais
Data: 29 de agosto (segunda-feira)
Horário: 8h30
Local: Sesc Venda Nova
Rua Maria Borboleta, s/n – Bairro Letícia – Belo Horizonte (MG)
Informações: (31) 3915-8552

Nenhum comentário: