domingo, 28 de agosto de 2011

A DIFÍCIL TAREFA DE SER PROTETOR

Protetor dos animais é aquela pessoa que independente de classe social, religião e profissão tem um grande amor pelos bichos. Não precisa ter carterinha assinada, mas precisa ter atitude. Protetor se sensibiliza com o animal que está na sarjeta, sarnento e sujo.

Há aqueles que prestam trabalhos voluntários para ONGs de Proteção Animal. Atuam dentro de suas áreas ou não. Colaboram cedendo tempo, fazendo doações ou se solidarizando com a causa. Alguns topam ser “Lar Temporário”, isto é, cedem sua residência para abrigar algum animal que necessita de adoção. Outros fazem doação em dinheiro, ração ou cobertas quando é época no inverno. Quando se trata desse tipo de ajuda, tudo é bem vindo.

Protetor não pode ver animal abandonado que soa uma sirene na sua consciência e no seu coração. Ele tenta procurar ajuda para o bichinho que está na margem da sociedade. Ele pode ter dez gatos em casa, ter cinco cachorros, porém sempre tem espaço pra mais um. Sempre dá para ajudar mais um amiguinho.

Mas não é só de boa imagem vive um protetor, aliás, essa é péssima. Sempre tachado de louco, de desumano. Várias vezes muito criticado e mal interpretado. Protetor gosta de gente, gente que sabe respeitar natureza e toda forma de vida. Quem protege não admite um comportamento irracional como abandonar um bicho na rua ou jogar água quente em um ser indefeso. Para aqueles que amam e protegem os animais, justamente, nós – seres humanos – deveríamos dar exemplo.

Há protetor que tenta abraçar o mundo. Recolhe animais da rua, faz da casa um zoológico e exagera na dose. Não é bem assim. Se você quer ser vegetariano, ok. Sem problemas, É contra touradas e festa de peão? Tudo bem, pode se expressar. Mas sozinho não se faz uma luta. Tem muito protetor que precisa entender que diálogo, educação e conscientização fazem muita diferença. É um trabalho de formiga, não por ser minúscula, mas por ser de muito esforço.

Tem gente que é protetor e não sabe. Tem protetor que se acha dono da razão, mas não é esse o caminho. Precisamos interagir com a natureza, quer queiramos ou não. Se você é um protetor, parabéns! Mas se você ainda não agiu em pró de algum bichinho... por favor, tente. Experimente. Renda-se como nós já nos rendemos. É uma relação que ninguém perde. E os bichos sempre agradecem. Do jeitinho deles.

Nandra Laura

Um comentário:

referraresi disse...

Conviver com um animalzinho é tudo de bom!
Tenho um casal de hamster chinês, que me presentearam com treis lindos filhotes.