Uma pesquisa publicada na revista científica Nature e divulgada pelo site "BBC Brasil", informa que cientistas australianos conseguiram testar com sucesso um método de impedir transmissão de dengue. Após uma série de pesquisas feita em laboratório, a bactéria Wolbachia, que ataca apenas insetos, conseguiu bloquear a capacidade do Aedes Aegypti, de transmitir a dengue.
Foram soltos pelos cientistas, 300 mil mosquitos adultos com a bactéria em duas áreas relativamente remotas do país, em um período de dez semanas. Cerca de um mês depois, quase todos os Aedes Aegypti testados, haviam sido contaminados com a bactéria, ficando assim incapazes de espalhar a doença.
Segundo o professor Scott O'Neill, da Universidade de Monash, e um dos autores da pesquisa, diz estar otimista com o método.
De acordo com os cientistas, um elemento fundamental para o sucesso do teste foi convencer a população local de que soltar mais mosquitos na região era uma boa ideia.
Ainda de acordo com O'Neill, se os testes também forem bem-sucedidos, o método poderá começar a ser implementado como mecanismo de controle da doença em seguida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário