terça-feira, 30 de agosto de 2011

Apresentação dos Ginasloucos é atração na abertura da 5ª Copa da Independência em Aral Moreira

Joelso Gonçalves

O grupo Ginasloucos, formado por ginastas acrobatas da Unigran, será a grande atração da 5ª Copa da Independência de futsal e voleibol de Aral Moreira. As apresentações do show de enterradas serão durante a abertura da competição, prevista para acontecer na próxima terça-feira, 6 de setembro, às 18h, no Ginásio Poliesportivo Deputado Alexandrino Marques. Os jogos prosseguem até o dia 1 de outubro.

A competição promovida pela Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Prefeitura de Aral Moreira, terá 51 equipes disputando 6 modalidades e reunirá cerca de 500 atletas.
Ginasloucos

A combinação de ginástica acrobática e basquetebol originou-se em setembro de 1995, quando surgiu o grupo Ginasloucos da UNIGRAN, após uma ideia de professores de educação física da universidade. A primeira apresentação foi marcada pelos atletas vestidos de palhaços e desenvolvendo os exercícios de ginástica.

Em setembro de 1996, após assistir um show do Globetrotters no intervalo dos jogos da liga americana de basquete, surgiu a ideia de montar no Brasil um grupo que fizessem jogadas semelhantes, combinando a ginástica acrobática com o basquete.
No início houve muita dificuldade, onde os integrantes do grupo procuravam escolas municipais e estaduais da cidade de Dourados – M.S. que os autorizassem a fazer uma modesta apresentação durante os intervalos dos recreios, com o propósito de divulgar tal trabalho.

Com a intensificação diária dos treinamentos, as jogadas começaram a dar resultados positivos e os primeiros convites começaram a aparecer e a primeira apresentação com esta formação, aconteceu no dia 26 de outubro de 1996 na abertura da II Oligran (Olimpíadas da Socigran) e desde então não parou mais, neste mesmo ano foram feitas em torno de 10 apresentações no interior de São Paulo onde uma das apresentações foi transmitida ao vivo no Esporte Total da Rede Bandeirante de Televisão no intervalo dos Jogos Brasileiros de Basquete entre o Corinthias e Cock/Ribeirão Preto.

No ano de 1999 foi feita à primeira apresentação no Estado do Paraná na cidade de Icaraíma que serviu como porta de entrada para as demais apresentações e não podemos esquecer o nosso Estado Mato Grosso do Sul onde são feitas em média 30 apresentações por ano.

O grande salto do grupo foi o destaque nacional que aconteceu no dia 9 de fevereiro de 2003, onde consagrou se campeão do quadro “Se Vira nos 30” do programa Domingão do Faustão na Rede Globo ganhando um prêmio de 10 mil reais e nos anos de 2004 , 2006 e 2007 o grupo foi convidado a participar novamente deste programa.

Em 2007 o grupo participou do programa “Turma do Didi com a participação do Oscar Schimit em comemoração aos Jogos Pan-Americanos no mês de junho. Neste mesmo ano o grupo participou do programa” Tudo é Possível “ com a Eliana na Rede Record TV, onde o foi homologado o recorde de 22 enterradas com salto mortal pela direção do Rank Brasil - Livro dos Recordes brasileiros e sendo novamente superado no dia 13 de dezembro de 2008 com 27 enterradas em Curitiba PR. Em 2009 o grande marco foi a apresentação no “Basketeball Show Brasil” realizado no ginásio do Maracanazinho no Rio de Janeiro, onde ocorreu um jogo beneficente com os atros da NBB (Liga brasileira de Basquetebol) e da NBA (Liga de Basquetebol Americana).

Em 2010 o grupo participou do Programa da Eliana agora no SBT, Programa “Tudo é Possível” com a apresentadora Ana Hickman na Record e do Programa QST? “Qual o Seu Talento” do SBT, representando o estado do Mato Grosso do Sul a nível nacional.

Nenhum comentário: