quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Após reunião, Copom anuncia queda para 12% na taxa Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central optou por baixar os juros básicos da economia interna brasileira, Selic, de 12,50% para 12% ao ano. A medida foi decidida em um momento de forte pressão política e turbulência nos mercados internacionais.

Essa é a primeira redução desde julho de 2009. Como medidas de prevenção econômica, o governo estava elevando a taxa de juros desde janeiro de 2011, em 5 reuniões distintas. No fim de 2010 a taxa Selic marcava 10,75% de juros. Mesmo com o corte desta quarta-feira, a alta acumulada do ano é de 1,25%.

A medida de redução nos juros pelo Banco Central surpreendeu a maior parte do mercado financeiro que esperava um congelamento na taxa.

O corte nos juros base foram feitos pouco depois do governo anunciar uma redução de gastos públicos extra de R$ 10 bilhões neste ano. A medida foi feita exatamente na intenção de diminuir os juros. Outra influencia na medida pode ter sido o recente pronunciamento da presidente Dilma Rousseff, que pediu um corte na taxa Selic, assim como o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, Fernando Pimentel. O movimento dos juros também era de interesse de grupos empresariais e de centros sindicais.

Em nota após a reunião, o Copom informou os motivos da mudança. Em uma votação de cinco contra dois, a taxa Selic deixou a estabilidade e teve queda. Segundo o Comitê, o grupo avaliou a situação econômica no senário internacional onde consideraram que " houve substancial deterioração, consubstanciada, por exemplo, em reduções generalizadas e de grande magnitude nas projeções de crescimento para os principais blocos econômicos".

A queda nos juros base do país estimula o lucro empresarial e serve como investimento ao produto privado, uma das medidas para reanimar a economia nacional, entretanto bancos perdem parte do benefício.

Nenhum comentário: