quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rio Brilhante recebe oficina do Estudo Municípios Canavieiros

Projeto qualifica professores da região

Disseminar a importância do setor e oferecer uma nova visão do segmento. Esse é o objetivo do Estudo Municípios Canavieiros, uma iniciativa do projeto Agora, implantado em nove estados brasileiros. Em Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul, uma oficina vai envolver professores do ensino fundamental. O evento, que acontece dia 25 de agosto, irá abordar a cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

De acordo com a Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul – Biosul, a cidade de Rio Brilhante conta com três usinas que geram 4.500 empregos diretos. O município é o maior produtor de cana de açúcar do Estado do MS, com nove milhões e quarenta mil toneladas de produção de cana moída na safra 10/11. Na safra passada, produziu 27% da cana do Estado, 41% do Açúcar e 18,5% do Etanol.

Além de Rio Brilhante, o projeto contempla as cidades de Caarapó e Dourados. “É muito importante que as comunidades atendidas pelo projeto saibam como funciona a cadeia produtiva da cana e como ela contribui para o crescimento da cidade. Dessa forma, estamos enriquecendo o ensino dessas crianças, pois formamos os professores, levando conhecimento técnico de algo já presente em suas vidas”, avalia o presidente da Biosul, Roberto Hollanda.

O Projeto Agora busca divulgar a importância da agroenergia renovável através da comunicação integrada, visando melhorar a divulgação das informações do setor, principalmente nas áreas de maior expansão da cultura canavieira. O Projeto conta com a participação de 11 entidades, dentre elas a Biosul e mais oito empresas do setor.

Kit Educacional - As escolas participantes do projeto recebem dois kits educacionais, cada um composto por um Caderno do Professor, oito pôsteres e um CD Multimídia. O processo é realizado em duas etapas: oficinas de formação de professores e, no 2º semestre, após os trabalhos em sala de aula, as oficinas de encerramento, nas quais os professores comentam os resultados obtidos e sugerem mudanças para aperfeiçoar o aprendizado.

O kit educacional está disponível para download gratuito no site www.municipios-canavieiros.com.br a todos os interessados. Os professores que apresentarem trabalhos finais realizados com os alunos, tanto por meio de oficinas de encerramento quanto por meio do site, receberão um jogo educativo criado especialmente para a iniciativa, o “Quem é Quem no Mundo da Cana-de-Açúcar”, que ajuda a consolidar o conteúdo abordado em sala de aula de forma lúdica.

Projeto Agora - O Projeto AGORA é a maior iniciativa de comunicação institucional integrada já implantada no Brasil, unindo empresas e entidades que fazem parte da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. O Projeto já conta com apoio das empresas Amyris, Basf, BP, Dedini, FMC, Itaú, Monsanto e Syngenta, além das entidades Alcopar (Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná); BIOSUL (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul); Siamig (Sindicato da Indústria de Fabricação do Etanol no Estado de Minas Gerais); Sifaeg (Sindicato da Indústria dos Fabricantes de Etanol do Estado de Goiás); Sindalcool/MT (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso); Sindalcool/PB (Sindicato da Industria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba); Sindaçúcar/PE (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco); Sindaçúcar/AL (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas); ORPLANA (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul); Ceise BR (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis) e a Unica. Para mais informações, visite os sites www.projetoagora.com.br e www.biosulms.com.br.

Sobre a Biosul - A Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul, que surgiu em dezembro de 2008, reflete o aumento de importância do Estado no cenário nacional da cana-de-açúcar e seus derivados. Resultado da junção de três sindicatos tem como características a gestão profissional e associativista e sua criação coincidiu com o momento de expansão do setor. Toda a produção de cana moída do MS está ligada a Biosul, que conta com 25 associadas – 20 unidades de operação, três em fase de implantação e dois projetos.

AGENDA
Oficina em Rio Brilhante (MS)
Data: 25/08/2011 (quinta-feira)
Local: Auditório da Camâra Municipal de Rio Brilhante
Endereço: R. Pref Athayde Nogueira, 1207
Horário: 7h às 11h50
Formador: Iara Nordi Castellani, que estará disponível para falar com a Imprensa às 9h.
Sato Comunicação (Mato Grosso do Sul) - Marcele Aroca
(67) 3042.0112 / 9254-8807

Nenhum comentário: