segunda-feira, 7 de março de 2011

Rio Aquidauana sobe 7 metros acima do normal

Priscilla Peres
O nível do rio Aquidauana, no município de Aquidauana, continua subindo e já marca 10,11 metros na manhã desta segunda-feira (07), segundo o Corpo de Bombeiros.

Choveu fraco durante esta noite e o dia amanheceu nublado na cidade. Perto de 100 famílias ribeirinhas do município já foram desalojadas e encaminhadas para o ginásio Poli Esportivo municipal, a Igreja Católica e algumas escolas.

Mesmo com o rio cerca de sete metros acima do normal, algumas famílias ribeirinhas ainda não deixaram suas casas. Em outros pontos, há casas onde a água já chega no telhado.

A prefeitura municipal aguarda o relatório final da Defesa Civil para decretar Estado de Emergência.

As pontes que ligam os municípios de Aquidauana e Anastácio foram interditadas e o Exército construiu uma passarela no local. Anastácio já decretou situação de emergência na quinta-feira (03) e mais de 50 famílias foram desalojadas.

O prefeito de Aquidauana disse que irá realizar uma audiência pública, assim que a situação no município melhorar, para colher assinaturas da população e levá-las até a bancada federal pedindo auxílio do Governo Federal para a construção de uma nova ponte de acesso a Aquidauana.

Atualmente existem duas pontes que ligam Aquidauana a Anastácio, porém a nova ponte seria para ligar Aquidauana à BR 262 e impedir que o município fique isolado, já que o único acesso é por Anastácio.

Já em Dois Irmãos do Buriti, o rio Aquidauana continua subindo e já atinge a marca de 8,89 metros nesta segunda-feira (07), com seis metros acima do nível normal, de acordo com informações do site Buriti News.

A situação mais complicada é no Distrito de Palmeiras onde as águas já cruzaram a rua e estão chegando à Escola Nero Menezes de Ávila onde a prefeitura montou a base de operações, o Córrego Vermelho também está fora do seu leito o que torna a estrada para Piraputanga intransitável.

Nenhum comentário: