terça-feira, 8 de março de 2011

Presidente brasileira entra para lista das 100 mulheres mais inspiradoras do mundo

ABrDilma está na lista com mulheres como Margareth Thatcher, Angela Merkel e Hillary Clinton

A primeira presidente do Brasil, Dilma Rousseff, aparece na lista das 100 mulheres mais inspiradoras do mundo que o jornal britânico The Guardian elaborou nesta terça-feira por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

Dilma aparece listada na categoria "política", ao lado de nomes como Margareth Thatcher, Aung San Suu Kyi, Angela Merkel e Hillary Clinton, e é descrita como "um adolescente socialista que enfrentou a prisão e a tortura" e que prometeu melhorar a situação das brasileiras em seu discurso de posse.

Também por ocasião o Dia Internacional da Mulher, Dilma divulgou nesta terça-feira uma mensagem na qual afirma que "seu objetivo fundamental é erradicar a miséria no Brasil com políticas centradas nas mulheres".

"No Brasil, a pobreza tem uma cara: ela é feminina, está relacionada com a mulher. Quanto mais pobre é uma família, há mais chances de que ela seja chefiada por uma mulher. Estou convencida de que uma política bem-sucedida sobre a erradicação da miséria deve estar centrada na mulher e na criança", explicou a presidente brasileira pela ocasião do Dia Internacional da Mulher.

"Neste dia, quero destacar que a eliminação da discriminação de gênero e a valorização das mulheres e das meninas são estratégias indispensáveis para conseguir lutar contra a miséria", disse Dilma, uma ex-guerrilheira que foi presa e torturada durante a ditadura militar (1964-85).

A presidente brasileira estimou que as leis como a batizada "Maria da Penha", que prevê penas maiores para os casos de violência doméstica sofrida pelas mulheres, são um sinal de progresso, mas "há muita coisa a fazer".

Nenhum comentário: