terça-feira, 8 de março de 2011

Em dia de Xavi e Messi, Barcelona elimina Arsenal nas oitavas

Mesmo com a desvantagem, o Barcelona confirmou o favoritismo e venceu o Arsenal por 3 a 1, no Camp Nou, se classificando para as quartas de final da Copa dos Campeões. Por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1, o Arsenal preparou uma retranca para segurar as estrelas Xavi, Inieste, Messi e Villa, mas não conseguiu. O argentino abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo.

Na segunda etapa os Gunners empataram, após gol contra de Busquets, mas foram prejudicados pela expulsão de Van Persie. Com um a mais em campo, o Barça não demorou para ampliar. Xavi, aos 23, marcou, depois de linda jogada de Iniesta. Dois minutos mais tarde, Pedro foi derrubado dentro da área e Messi converteu.

O jogo - Ao contrário do que prometeu Arsene Wenger, o Arsenal se limitou a defender durante o primeiro tempo, já que o 0 a 0 classificava a equipe para a próxima fase, e só assistiu o Barça jogar. Entretanto, apesar do domínio total e dos 69% de posse de bola, o time catalão tinha dificuldades para furar o bloqueio inglês.

O Barcelona poderia ter aberto o placar aos 32 minutos, quando Messi foi derrubado dentro da área por Djourou, mas o árbitro ignorou o lance e não marcou pênalti. Aliás, o Arsenal abusou das faltas para parar o ataque espanhol. Só no primeiro tempo foram quatro cartões amarelos, para Sagna, Van Persie, Koscielny e Wilshere. Por outro lado, Abidal e Busquets, que formaram a dupla de zaga, não foram testados.

De tanto tentar, o Barcelona finalmente conseguiu tirar o zero do placar. Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Iniesta encontrou Messi sozinho na entrada da área. O argentino deu um lençol no marcador e chutou forte para o fundo da rede.

Com a desvantagem no placar, o Arsenal mudou a postura para o segundo tempo e não demorou para empatar. Aos sete minutos, após cobrança de escanteio, Busquets mandou contra a própria meta. A reação dos Gunners, porém, parou por aí, já que, três minutos após o gol, Van Persie foi expulso. O jogador holandês seguiu lance que já havia sido paralisado por impedimento e levou seu segundo cartão amarelo.

Com um a mais em campo, o Barcelona voltou a dominar a partida e ampliou o placar. Aos 23 minutos, Iniesta fez linda jogada, passou para Villa que tocou de primeira para Xavi abrir o placar. Dois minutos mais tarde, Pedro caiu na área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Messi fez seu segundo gol na partida.

O 3 a 1 no placar desanimou o Arsenal que se limitou a defender para não levar uma goleada. A única chance da equipe foi aos 41 minutos, quando Arshavin, que havia entrado no lugar de Rosicky, avançou pela direita e cruzou para Bendtner que, atrapalhado por Mascherano, chutou fraco nas mãos de Váldes.

Gazeta Esportiva

Nenhum comentário: