terça-feira, 8 de março de 2011

Cabral comemora diversidade e liberdade

Governo do RJ/Secretaria de Imprensa Cabral no segundo dia de desfiles no RJ

Na chegada ao sambódromo para assistir ao segundo dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, definiu o carnaval do Rio como a "combinação de lei, ordem e liberdade", com espaço para a diversão de foliões de todas as orientações sexuais. "Quer festa mais livre que o carnaval? Festa em que hétero, homo, todos são livres para se divertir, se beijar, dançar. Mas tem que ter paz e ordem pública", afirmou o governador.

Cabral comemorou mais uma vez o sucesso das unidades de polícia pacificadora (UPP), inclusive em várias favelas que circundam o sambódromo do Rio. "É um momento muito especial que o Rio atravessa com perspectivas de muitos novos investimentos", disse Cabral.

O governador comemorou a taxa de apenas 2% de ociosidade nas salas comerciais da capital e disse que "um doce problema a ser resolvido" é a baixa oferta de vagas em hotéis. Até a Olimpíada de 2016, o Rio precisa aumentar de 25 mil para 40 mil o número de leitos em hotéis. Segundo Cabral, existem redes nacionais e internacionais interessadas em construir novos hotéis e também em comprar alguns antigos que serão reformados até 2016.

Cabral chegou ao sambódromo para assistir ao desfile da segunda escola a entrar na avenida hoje, o Salgueiro, onde três de seus cinco filhos iriam desfilar.

Segurança

O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, evitou anunciar o número de UPPs que serão instaladas ao longo de 2011, mas garantiu que várias favelas serão contempladas nos próximos meses. "As pessoas estão muito cansadas de promessas. Eu prefiro mostrar as coisas para que elas vejam", afirmou o secretário.

Segundo Beltrame, a pacificação das favelas cariocas permitiu aumentar o efetivo de policiais nas ruas durante o carnaval, já que o batalhões não precisam mais se preocupar com as áreas que têm UPPs.

Sobre a vinda do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Rio, Beltrame disse que a segurança do presidente americano vai escolher entre três comunidades aquela que será visitada no próximo dia 20.

Segundo o secretário, Obama terá "um aparato muito pesado, próprio, de segurança", e a Polícia Militar ficará encarregada apenas da segurança da cidade.

Nenhum comentário: