Produtores do Assentamento Guassu em Itaquiraí estão na fase de colheita de maracujá que plantaram em 2010 por meio de um trabalho desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A colheita teve início no mês de janeiro e se estenderá até o mês de março.
O plantio foi feito em uma área total de dez hectares, dividida em um hectare por produtor, com produtividade média de 15 toneladas por hectare nesse primeiro ano, podendo chegar a 22 toneladas na próxima safra.
O engenheiro agrônomo da Agraer de Itaquiraí, César Bulhões Martins acompanha o processo produtivo desde o plantio e garante que os produtores não enfrentam problemas com o escoamento da produção. “Eles levam semanalmente a produção colhida para Naviraí e voltam para casa com toda mercadoria vendida. Cada ida dos produtores à cidade é garantia de maior número de compradores para o seu produto, entre eles, supermercados, frutarias e feiras”, explica.
Além do município de Naviraí, a produção de maracujá vem sendo comercializada também dentro do município de Itaquiraí e na Ceasa de Campo Grande, com preço médio por quilo variando entre R$2,00 e R$3,00.
“A partir de pequenos projetos como este, estamos iniciando, na região Sul do Estado, um processo de expansão da fruticultura com o objetivo principal de diversificar a geração de renda no campo”, conclui Bulhões.
Assessoria de Comunicação Agraer
Jornalista responsável: Carina Borges
Contato: (67) 3318-5166
Nenhum comentário:
Postar um comentário