terça-feira, 1 de março de 2011

Assentados de Itaquiraí garantem renda com plantio de maracujá

Produtores do Assentamento Guassu em Itaquiraí estão na fase de colheita de maracujá que plantaram em 2010 por meio de um trabalho desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A colheita teve início no mês de janeiro e se estenderá até o mês de março.

O plantio foi feito em uma área total de dez hectares, dividida em um hectare por produtor, com produtividade média de 15 toneladas por hectare nesse primeiro ano, podendo chegar a 22 toneladas na próxima safra.

O engenheiro agrônomo da Agraer de Itaquiraí, César Bulhões Martins acompanha o processo produtivo desde o plantio e garante que os produtores não enfrentam problemas com o escoamento da produção. “Eles levam semanalmente a produção colhida para Naviraí e voltam para casa com toda mercadoria vendida. Cada ida dos produtores à cidade é garantia de maior número de compradores para o seu produto, entre eles, supermercados, frutarias e feiras”, explica.

Além do município de Naviraí, a produção de maracujá vem sendo comercializada também dentro do município de Itaquiraí e na Ceasa de Campo Grande, com preço médio por quilo variando entre R$2,00 e R$3,00.

“A partir de pequenos projetos como este, estamos iniciando, na região Sul do Estado, um processo de expansão da fruticultura com o objetivo principal de diversificar a geração de renda no campo”, conclui Bulhões.

Assessoria de Comunicação Agraer
Jornalista responsável: Carina Borges
Contato: (67) 3318-5166

Nenhum comentário: