Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anuncia criação da "Swat do SUS"Ministério da Saúde anunciou a criação da Equipe Nacional de Resgate, que servirá como uma “Swat do SUS”, para atuar rapidamente em casos de desastre.
"Nós queremos profissionalizar uma equipe nacional de ação de resgate como a que surgiu de forma improvisada na região serrana", disse o ministro Alexandre Padilha, durante cerimônia de entrega de ambulâncias na região Serrana, nesta sexta-feira.
Segundo ele, 100 médicos e enfermeiros que já tem experiência em atendimento emergencial por terem trabalhado com as vítimas dos terremotos no Haiti, já estão cadastrados para participar da equipe. Estados e municípios e até as Forças Armadas vão colaborar com pessoal, além dos voluntários que serão treinados.
O Ministério pretende desenvolver assim o seu próprio Hospital Móvel. "Hoje nós temos 1.500 médicos utilizados no Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência). Podemos mobilizar também parte desses profissionais em situações críticas", afirmou Padilha. Ainda não há prazo para formação da equipe e preparação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário