domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ilhabela-SP terá polícia em praia contra drogas

AE/LUIS MOURAConsumo de drogas preocupa moradores e turistas de Ilhabela

A Praia de Castelhanos, a leste de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, deverá receber policiamento durante o carnaval. As autoridades policiais foram alertadas por moradores da comunidade sobre o consumo de drogas em feriados. Há problema semelhante na Praia do Bonete, no extremo sul do arquipélago. Só é possível chegar a Castelhanos de barco ou com veículos tracionados, que têm de percorrer estrada de 18 quilômetros. Uma trilha de seis horas leva ao Bonete.

Moradores das duas praias dizem que o consumo de drogas ocorre à luz do dia. No carnaval do ano passado, pinos vazios de cocaína e cigarros de maconha parcialmente consumidos teriam sido encontrados por crianças na areia de Castelhanos. O assunto fez com que o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Ilhabela realizasse uma reunião pela primeira vez em Castelhanos. A praia tem 150 moradores. "Nos fins de semana prolongados é normal turistas fumando maconha", diz Wanderlei dos Santos Valério, de 31 anos, dono de um quiosque.

Ainda segundo ele, o consumo de drogas se estende aos campings na praia. "Durante a noite, eles vão para a areia fazer fogueira e usar drogas. Nós precisamos de policiamento dia e noite para coibi-los."

Os moradores de Castelhanos também se queixam de jipeiros e motociclistas que trafegam em alta velocidade na faixa de areia. Os comandos das Polícias Civil e Militar de Ilhabela dizem que o efetivo é baixo para manter policiais nas Praias de Castelhanos e do Bonete, mas afirmam que vão dar prioridade para a região no carnaval. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário: