quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

20 de janeiro. Dia Nacional do Farmacêutico tem “Ação Social” no calçadão da Barão

A “Ação Social do Dia do Farmacêutico" acontece na sexta-feira, dia 20, no período das 08h às 16h, na rua Barão do Rio Branco, entre as ruas 14 de Julho e 13 de Maio. Os serviços são gratuitos

Em alusão ao Dia Nacional do Farmacêutico, comemorado em 20 de janeiro, a diretoria do Conselho Regional de Farmácia em Mato Grosso do Sul – CRF/MS realizará diversas atividades em prol da comunidade.

Na programação da “Ação Social” estão previstas verificação de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, orientação sobre uso e descarte correto de medicamentos, entre outros serviços.

Para o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, a ação tem como objetivo não só comemorar a data, mas também aproximar o profissional farmacêutico da população e reforçar o sentido maior de prestar a assistência farmacêutica com ética e segurança.

Também fazem parte da atividade parceiros importantes do CRF/MS, como a Anfarmag, Farmácia Orgânica, Sal da Vida, Homeovitae, Vide Vida, rede de farmácias Farma & Farma, Câmara Municipal de Campo Grande, Bio Access, e ainda Hemosul e Civitox.

A “Ação Social do Dia do Farmacêutico acontece na sexta-feira, dia 20, no período das 08h às 16h, na rua Barão do Rio Branco, entre as ruas 14 de Julho e 13 de Maio. Os serviços são gratuitos. E o presidente do CRF/MS convida a todos a participarem da comemoração.

CONQUISTAS

- Em junho de 2011 – Aprovado e sancionado Projeto que institui o Dia do Farmacêutico.

- 2011 - O CRF/MS apresentou pela quarta vez , os melhores índices de efetividade de fiscalização do país, pelo trabalho exercido.

- 2011 - Por solicitação do presidente do CRF/MS, foi apresentado e aprovado o projeto de Lei nº 6.933/10, de autoria do vereador Paulo Siufi, que altera a redação da Lei nº 3.029/93, de 27 de dezembro de 1993. A proposta visa substituir a denominação da categoria profissional “Bioquímico” para “Farmacêutico” beneficiando assim o caráter remuneratório dos farmacêuticos da rede pública.

- 2011 - Em âmbito estadual, através da solicitação também do Dr. Ronaldo Abrão, o deputado estadual Lauro Davi, deu início a realização de uma série de Audiência Públicas como o tema “Medicamentos nas Residências, uma arma contra o cidadão e um risco para o Meio Ambiente”. As discussões já foram realizadas na Capital, Campo Grande e cidades do interior, como Dourados e Sidrolândia.

- 2010 - No âmbito municipal um Projeto de Lei, de autoria do vereador Dr. Paulo Siufi, solicitado pelo Dr. Ronaldo Abrão, foi aprovado e sancionada em 02 de dezembro de 2010. A Lei Complementar nº 168/10, autoriza o Poder Executivo a implantar pontos de entrega voluntária de medicamentos vencidos e institui a política de informação sobre os riscos ambientais causados pelo descarte incorreto desses produtos, no âmbito do município de Campo Grande.

- 2009 - Por indicação do farmacêutico Ronaldo Abrão também foi proposta a lei 245/09, sobre Farmacovigilância e o Programa de Farmácias Notificadoras que determina que os estabelecimentos farmacêuticos da capital tem por obrigação notificar reações adversas (RAM’s) ou queixas técnicas.

- Retomada de papel importante do farmacêutico dentro da farmácia, promovida pela RDC 44, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com farmácias e drogarias não podendo mais vender produtos alheios à saúde, e com os medicamentos ficando atrás do balcão.

- Em 2008 um termo de ajustamento de conduta assinado entre o CRF/MS e o Sindicato dos Proprietários de Farmácia, Sindicato dos Farmacêuticos, Ministério público e vigilância sanitária promoveu a regularização das Farmácias e hoje em Mato Grosso do Sul só é expedida Certidão de Regularidade com farmacêutico por todo o horário de funcionamento do estabelecimento.

Assessoria de Imprensa CRF/MS

Nenhum comentário: