quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Captação de recursos e marketing são temas de cursos do Prolocal


O Sebrae recebeu em Campo Grande profissionais que atuam em órgãos públicos e instituições sem fins lucrativos das 21 cidades que participam do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico dos Municípios de MS (Prolocal), entre os dias 19 e 20 de setembro, para duas capacitações que abordam temas relacionados às áreas de mobilização de recursos, elaboração de projetos e assessoria institucional.

Durante todo terça-feira, os participantes receberam orientações sobre marketing com objetivo de dar visibilidade às organizações por meio de estratégias de comunicação. O palestrante, produtor editorial e jornalista Marcio Zeppeline, de São Paulo, ressalta que, para atrair novas empresas, o terceiro setor precisa traçar ações de apresentação. “Realizar reuniões com o empresariado e criar ações de marketing fortalecem o relacionamento e projetam positivamente a imagem da entidade”, explica.

Já na segunda-feira, 19, a primeira capacitação trouxe orientações de como captar recursos para o terceiro setor sem precisar depender de uma única fonte. O instrutor Marcelo Estraviz, também de São Paulo, presidente da Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR) acredita que as entidades precisam desenvolver estratégias para adquirir esses recursos através de um planejamento de campanhas e o estabelecimento de metas.

“Promover eventos, vender produtos e serviços, estabelecer uma relação de longo prazo com as pessoas que já contribuem com as Ongs são algumas das ações que podem ampliar a arrecadação”, esclarece Estraviz.

O auxiliar administrativo Anderson Neves, da Prefeitura de Nioaque, reforça que as palestras do Prolocal, realizadas desde o mês de junho, foram bem recebidas pelos empresários do município. “Descobrir outros métodos de atrair recursos e viabilizar estratégias de divulgação da entidade geram empregos em diversas áreas e movimenta a economia da cidade”, afirma.

Opinião semelhante é a da auxiliar administrativo da Prefeitura de Porto Murtinho, Fabiane Freitas. “No município, os comerciantes compareceram em peso às palestras. Meu objetivo hoje aqui é adquirir mais conhecimento para levar aos empresários”, comenta.

O Sebrae já promoveu mais de 10 temas de palestras diferentes nos municípios que participam do Prolocal. Ao todo 293 pessoas já foram beneficiadas com as capacitações, que abordam empreendedorismo, Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Sinconv), entre outros.

Sobre o Prolocal

O Prolocal é um projeto do Sebrae direcionado às cidades sul-mato-grossenses com menos de 50 mil habitantes e oferece orientações, ações de inovação, tecnologia e capacitações às prefeituras, agentes de desenvolvimento, classe empresarial e comunidade.

O Sebrae assinou o convênio com os municípios dia 27 de maio, desde então iniciaram as ações locais do projeto com um mutirão formado por profissionais que, durante oito semanas, percorreram 21 cidades do Estado, que juntas reúnem 13.700 empresas urbanas e 5.510 propriedades rurais.

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