terça-feira, 31 de maio de 2011

Aprovado projeto que prevê gratuidade no ecocardiograma a crianças com 'down'

Na sessão desta terça-feira (31), os deputados estaduais aprovaram por unanimidade, em 1ª discussão, o projeto de lei nº 57/11, de autoria do democrata Zé Teixeira, que dispõe a gratuidade do exame ecocardiograma aos recém-nascidos com síndrome de down no Estado.

A proposta visa beneficiar as crianças com ‘down’ que nascem com alguma complicação no coração e ficam impossibilitadas de receber o estímulo precoce para desenvolver a fala e coordenação motora. Com o ecocardiograma, exame não invasivo, é possível avaliar as condições cardiovasculares e encaminhar a criança ao tratamento adequado.

Antes da aprovação da matéria, a sessão ordinária foi suspensa, para a presidente da Sociedade Juliano Varela Malu Fernandes, ocupar a tribuna para destacar a importância do projeto na vida das crianças com ‘down’ e pedir o apoio dos parlamentares. “Este projeto vem ao encontro de nossa luta, nossa missão de levar qualidade de vida a essas crianças, que com problema cardíaco não conseguem mamar, não ganham peso e não pode ser estimuladas”, ressaltou.

Malu contou que a criança, que apresenta doença congênita cardíaca, só viverá se for diagnosticada e fizer o tratamento adequado logo após o nascimento, caso contrário ficará privada de se desenvolver, pois não poderá iniciar a estimulação precoce (tratamento de fisioterapia e fonoaudiologia). “Eu tive o privilégio de ter um filho, hoje com 19 anos, com a síndrome. Quando ele nasceu, os médicos não lhe deram muitos anos de vida, devido à falta de políticas públicas voltadas aos portadores de necessidades especiais. Graças a Deus, atualmente a situação é diferente e assim como ele, as crianças com down podem estudar, dançar, cantar e trabalhar”, acrescentou.

Para finalizar, a presidente da entidade pediu o apoio dos deputados para assegurar o direito à vida ao portador da síndrome de down. Emocionado com o depoimento da mãe, o deputado estadual Zé Teixeira disse que este é o verdadeiro papel do parlamentar, e que poder ajudar essas famílias será muito gratificante.

Karin Seben - Crédito Fotos Giuliano Lopes
Assessoria de Imprensa
Deputado Zé Teixeira

Nenhum comentário: