domingo, 29 de maio de 2011

Galo vence Avaí e emplaca a segunda vitória seguida no Brasileiro

Depois de 20 anos sem emplacar duas vitórias consecutivas nas duas primeiras rodadas do Brasileiro, o Galo superou o Avaí por 3 a 1 neste sábado no estádio da Ressacada, em Florianópolis, e chegou a seis pontos na classificação. Fabio Santos abriu o placar para os catarinenses e Leonardo Silva, que marcou duas vezes, e Réver, os dois zagueiros do Atlético-MG, marcaram para os mineiros.

Buscando entrosar cada vez mais a equipe alvinegra, o técnico atleticano Dorival Júnior manteve a mesma base que venceu o Furacão na estreia do Galo. A única mudança no time foi a entrada do zagueiro Leonardo Silva, que cumpriu suspensão na primeira rodada do Brasileirão.

Já o técnico Silas armou a equipe do Avaí pela primeira vez na temporada no esquema 4-4-2 e escalou o lateral-direito George Lucas, que depois de muito tempo atuou com a camisa do Leão da Ilha. Com a derrota, os catarinenses, que na estreia foram derrotados pelo Flamengo, somam a segunda derrota na competição.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Avaí vai visitar o Santos, na Vila Belmiro. Já o Atlético-MG tem pela frente o duelo contra o São Paulo na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, em partida que foi adiada para quarta-feira (8 de junho), o que dá ao treinador alvinegro um período de dez dias para preparar a equipe.

O jogo - Aproveitando o momento psicológico ruim dos catarinenses, o Atlético-MG iniciou a partida com maior posse de bola e trocando passes no campo ofensivo. Dessa forma, as primeiras chances de gol do jogo foram da equipe alvinegra, e logo aos dois minutos, Toró arriscou arremate de longa distância, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Apesar da pressão inicial, quem abriu os trabalhos foi o Avaí, com Fábio Santos, que aos sete minutos aproveitou um lançamento em profundidade e na saída do goleiro Renan Ribeiro tocou para o fundo das redes. Mesmo com o gol o Atlético-MG não se abateu e, aos 13, Magno Alves recebeu assistência de Giovanni Augusto e finalizou cruzado para defesa do arqueiro do Avaí.

Aos 15, Patric bateu de fora da área com a canhota, mas a bola desviou e saiu para escanteio. Na cobrança, Richarlyson tocou de cabeça para o zagueiro Leonardo Silva, que emendou de primeira para igualar o marcador na Ressacada. Após o empate do Galo, o Avaí passou a tentar com mais afinco as jogadas ofensivas e a partida passou a ter equilíbrio com alternância de oportunidades paras duas equipes.

Aos 29, Giovanni Augusto tentou surpreender o goleiro da equipe catarinense com uma bola colocada no ângulo esquerdo, mas não acertou o alvo. Aos 31, Acleisson bateu falta com violência e obrigou Renan Ribeiro a fazer grande intervenção para evitar o segundo tento dos donos da casa. No final da etapa inicial, o Atlético-MG voltou a ter maior volume de jogo, mas não conseguiu penetrar na zaga dos catarinenses.

Logo na volta do segundo tempo, o Atlético-MG virou o placar com Réver, que aproveitou cobrança de escanteio pela direita, e testou para o fundo do gol de Renan. Mesmo com o placar favorável, o Galo não recuou e continuou atacando e levando muito perigo, principalmente nas bolas aéreas e nas jogadas de bola parada.

A primeira tentativa de gol dos donos da casa, na etapa complementar, só veio aos 17, em chute de fora da área de Acleisson, que Renan Ribeiro teve dificuldades para fazer a defesa. Aos 23, mais uma vez depois de cobrança de escanteio, o zagueiro Leonardo Silva antecipou a defesa e mandou para o fundo do gol, anotando seu segundo tento na partida e o terceiro do Atlético-MG.

Sem conseguir esboçar reação e com os jogadores ofensivos apagados na partida, o Avaí bem que tentou, mas não conseguiu diminuir o placar. Já o Galo com vantagem no marcador, passou a administrar o jogo e a tocar a bola no meio-campo aguardando o apito final do árbitro Marcelo de Lima Henrique para comemorar o segundo triunfo no Campeonato Brasileiro.

Agência Gazeta Press

Nenhum comentário: