domingo, 29 de maio de 2011

Review: "Dirt 3" - corra que a perfeição existe

Divulgação



A Codemaster sempre foi respeitada pelos excelentes jogos de corrida desde a época dos 16 bits, com destaque especial para sua série de rally que trazia o nome do campeão Colin McRae e que nesta geração se transformou em “Dirt”.

Até o segundo jogo, lançado em 2009, a série ainda trazia o nome do piloto como subtítulo, mas agora o terceiro jogo da série abandona de vez o nome de McRae após sua trágica morte. Aqui, o piloto da vez é o americano Ken Block, que inclusive traz influências de seu estilo de pilotagem muito bem vindas ao jogo, que se já era insuperável na segunda versão, está ainda melhor agora.

Representação de qualidade e sem concorrentes

De cara, uma afirmação que não é nada exagerada em relação à “Dirt 3” é que o jogo sem dúvida alguma é o melhor simulador de rally que já existiu. Tudo, mas tudo mesmo, foi reformulado em relação ao jogo de dois anos atrás e o que parecia difícil de ser melhorado, agora beira a perfeição.

Uma das inclusões mais bacanas são os modos de jogo que reproduzem os shows envolvendo os carros, pilotos e manobras mirabolantes – como saltos e o famoso drift. Nesses modos, que inclusive aparecem no modo carreira, o jogador deve conseguir a máxima pontuação executando as manobras sugeridas e dessa forma levar o público à loucura.

Divulgação



A jogabilidade, assim como no restante do jogo, é precisa e combina controles bem resolvidos com físicas que beiram o real. Tudo desde a tração do carro, aceleração e frenagem parecem reais e contribuem para deixar o jogo ainda mais divertido, já que o jogador praticamente “sente” o comando.

Outra influência clara da presença do nome Ken Block no jogo são as novas modalidades de drift que ocorrem em circuitos muito bem desenhados e que combina diferentes pisos como asfalto, terra e até neve.

Modo carreira ainda melhor e tela dividida

O modo carreira, apesar de ter sua estrutura parecida com a do jogo anterior, está muito maior e mais divertido. Agora, os eventos são melhor distribuídos e dificilmente você disputará duas provas de mesma modalidade em sequência. Merece destaque também a já conhecida interface caprichada que agora está ainda mais bonita e acessível.

Além disso, o sistema de evolução e conquista de patrocínio de seu piloto está mais descomplicado e depende, além é claro de seu desempenho nas provas, mas também da execução de alguns pequenos objetivos propostos pelos patrocinadores que variam de prova para prova, como atingir determinada velocidade ou terminar uma corrida sem colisões.

Os modos de jogo são os já conhecidos dos jogos anteriores, como corridas simples, provas de rally com as clássicas regras, corridas um contra um, o estreante drift e as disputas com caminhonetes, caminhões e outros veículo pesados. Todos eles podem ser jogados nos modos multiplayer que agora não dependem mais das habilidade online dos consoles e PC para divertir, já que nessa versão existe opção para tela dividida.

Divulgação



Vislumbre visual e sonoro

Apesar de não ser fator de decisão na diversão de um jogo de corrida, os visuais de Dirt 3 merecem ser lembrados. Se já eram fantásticos em “Dirt 2”, saiba que agora estão inacreditavelmente melhores. A engine desenvolvida pela Codemaster chamada de ECO se mostra ainda mais eficiente ao simular física realista com visuais impressionantes e recheados de efeitos de luz e partículas.

Os ambientes estão detalhadíssimos e trazem mudanças climáticas em tempo real que alteram desde os visuais, até as condições do piso, o que influencia diretamente na maneira como o carro reage nessas condições.

Os carros, estão ainda mais belos, brilhantes e contam com detalhes inéditos nos jogos dessa geração, como partículas de água realistas na lataria, e um sistema que simula sujeira que simula com perfeição o que ocorre na vida real. O sistema de danos está ainda melhor e mais detalhado, com várias partes dos bólidos que se soltam, além de mais complexo em relação ao desempenho dos carros.

O melhor de tudo é que o jogo roda a constantes 60 quadros por segundo o que dá um belo toque de refinamento e deixa tudo muito mais agradável, em especial nas provas em que temos vários carros ao mesmo tempo. Os sons também estão impecáveis e só contribuem para o refinamento geral do jogo.

Seus replays agora podem ser enviados para sua conta no YouTube com apenas um botão, e apesar de estar limitado a 30 segundos de vídeo, sem dúvida é uma opção legal.

“Dirt 3” está mais acessível para os novatos e desafiador para os experientes, pois traz níveis de dificuldade personalizáveis e ajustáveis à todo o tipo de jogador, podendo fazer com que jogo se torne um arcade ou algo próximo de um “Gran Tursimo”, por exemplo.

Plataforma: Xbox 360, PlayStation 3, PC
Produção: Codemasters
Desenvolvimento: Codemasters

Gráficos: 10,0
Som: 9,0
Jogabilidade: 9,5
Diversão: 9,5
Replay: 9,0
NOTA FINAL: 9,5

Divulgação



Divulgação



Divulgação

Nenhum comentário: